segunda-feira, 28 de maio de 2012

Marketing de relacionamento forçado


Entre os textos mais lidos do mês de maio no blog da Harvard Business Review, destaca-se este aqui (em inglês): Three Myths about What Customers Want, ou "três mitos sobre o que o consumidor quer". Divulgo e comento o texto por se tratar de mais uma observação realista das atividades do marketing. Baseado em pesquisas, os autores contestam três mitos constantemente replicados na academia e no mercado.

Segundo os autores, apenas 23% dos clientes estão dispostos a ter uma "relação" com determinada marca. Os outros 77%, não. Se clientes que aceitam criar o tal vínculo geralmente desaprovam a maneira incisiva da interação (e-mails, SMS, ligações), imagine a grande maioria de clientes que não quer se relacionar (?) com a empresa. É um desperdício de esforços, que não gera resultados: ao invés de vender e agradar, o objetivo surreal é criar vínculos, sabe-se lá como.

Os outros dois mitos questionados se relacionam: a ideia de que a interação gera relacionamento e, consequentemente, de que quanto mais interação, melhor. Relacionamento nasce da comunhão de valores entre a marca e seu consumidor (Harley-Davidson). E a interação é como a informação: precisa ser relevante, útil para ambas as partes. Caso não seja, é melhor o silencio e a reflexão.

Textos que apresentem fatos, pesquisas, números e que enfim desmistifiquem as atividades do marketing sempre caberão aqui. O tema é amplo, e as conseqüências das alienações do marketing já foram apresentadas neste espaço (aqui, em português...). Muito mais em breve.