quarta-feira, 16 de maio de 2012

(Pagar para) anunciar no Face?

O The Wall Street Journal publicou hoje uma reportagem em que revela planos da General Motors de encerrar seus anuncios pagos no Facebook (aqui, em inglês e aqui, no site do Estadão). Segundo a GM, a maior fabricante de automóveis dos EUA, os anúncios teriam pouco retorno e não estariam alcançando seus clientes.


A notícia estampou portais de notícias do mundo todo. Especialmente porque nos próximos dias o Facebook lança sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). E o grande argumento do Facebook para atrair os futuros acionistas é a suposta capacidade inigualável de divulgação da rede social.


Não se sabe se a atitude da GM vai prejudicar a IPO do Facebook. Veremos nos próximos dias. O fato é que outras empresas já estavam questionando se vale mesmo a pena pagar para anunciar no facebook. Aparentemente, manter uma página de graça na rede social, cultivando e estimulando a adesão de fãs é suficiente e um grande negócio (aqui um infográfico com dados sobre as marcas mais famosas no Facebook). Mas não é um grande negócio para o Face, que continua sem encontrar meios eficientes de gerar receita.


Em tempo: No brasil a GM estampa a marca Chevrolet em seus veículos. É o terceiro país mais rentável para a GM, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.