sexta-feira, 11 de maio de 2012

O consumidor que não pensa (muito) em salvar o planeta

A Fecomércio-RJ divulgou essa semana a Pesquisa Nacional Consumo Consciente 2012. A pesquisa foi realizada em 70 cidades brasileiras e ouviu mil pessoas. Se você clicar aqui, verá a pesquisa na integra e alguns comentários de especialistas.

Os especialistas, pelo menos no site da Fecomércio-RJ, destacam apenas alguns aspectos positivos, adotados pelo cidadão, que se enquadram no conceito de "economia verde" (assunto que será abordado aqui em breve). Por exemplo, aumentou a preocupação das pessoas em reciclar, em utilizar sacolas ecológicas e pegar carona para diminuir o impacto ambiental (este cético, porém, acredita que a carona é muito mais um recurso para economizar gasolina).

Mas termina aí. Os demais dados da pesquisa revelam um panorama, no mínimo, curioso: o consumidor brasileiro tem se preocupado menos em economizar. Ele tem lavado mais o carro com a mangueira. Ele tem fechado menos a torneira enquanto escova os dentes. Ele tem apagado menos as luzes quando troca de recinto. Ele tem plantado menos árvores. Ele tem verificado menos rótulos e embalagens antes de comprar. São conclusões resultantes da comparação com uma pesquisa idêntica feita em 2007.

Ninguém comentou, mas acredito que a explicação para o fenômeno é simples: aumentou a renda, o poder aquisitivo do brasileiro. Com mais dinheiro no bolso, o consumidor se preocupa menos com o ato de economizar. Além disso, a pesquisa confirma que o consumidor em geral pensa primeiro no próprio bolso, depois, se for possível conciliar, ele pensa em salvar o planeta. É o que eu quis dizer quando falei sobre a carona.