Os especialistas, pelo menos no site da Fecomércio-RJ, destacam apenas alguns aspectos positivos, adotados pelo cidadão, que se enquadram no conceito de "economia verde" (assunto que será abordado aqui em breve). Por exemplo, aumentou a preocupação das pessoas em reciclar, em utilizar sacolas ecológicas e pegar carona para diminuir o impacto ambiental (este cético, porém, acredita que a carona é muito mais um recurso para economizar gasolina).
Mas termina aí. Os demais dados da pesquisa revelam um panorama, no mínimo, curioso: o consumidor brasileiro tem se preocupado menos em economizar. Ele tem lavado mais o carro com a mangueira. Ele tem fechado menos a torneira enquanto escova os dentes. Ele tem apagado menos as luzes quando troca de recinto. Ele tem plantado menos árvores. Ele tem verificado menos rótulos e embalagens antes de comprar. São conclusões resultantes da comparação com uma pesquisa idêntica feita em 2007.
Ninguém comentou, mas acredito que a explicação para o fenômeno é simples: aumentou a renda, o poder aquisitivo do brasileiro. Com mais dinheiro no bolso, o consumidor se preocupa menos com o ato de economizar. Além disso, a pesquisa confirma que o consumidor em geral pensa primeiro no próprio bolso, depois, se for possível conciliar, ele pensa em salvar o planeta. É o que eu quis dizer quando falei sobre a carona.