domingo, 13 de maio de 2012

Dia das Mães, parte 2

O dia das mães é a segunda data mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal. Este ano, a projeção para os dias que antecederam o 13 de maio foi de que o movimento seria um pouco menor que no ano passado: aproximadamente 8%, contra 12% em 2011 (Fonte: Associação Brasileira de Varejistas de Shopping, Alshop).


As demais datas se alternam a cada ano na terceira posição no ranking de faturamento do comércio. Dia dos pais, dia das crianças e dia dos namorados representam também valorosos incrementos para diversas áreas do varejo. Apenas a Páscoa que não altera tanto as vendas, a não ser, claro, das fantásticas fábricas de chocolate. 


Nesta matéria aqui, da revista Exame, mais detalhes sobre as datas comemorativas e sua relação com o comércio. E aqui, nesse mesmo blog, ações de grandes marcas para o dia das mães e a reflexão sobre a importância de um planejamento anual dessas datas no varejo.