quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dia das Mães: vice no varejo

Curiosidade para alguns, revolta para outros, e oportunidade para poucos: o dia das mães é a segunda data comemorativa mais rentável para o varejo, ficando atrás apenas do Natal.  


Além desse dado, a boa matéria do site da revista Exame (aqui, por Letícia Alasse, do Mundo do Marketing) apresenta ações criativas de grandes marcas para o dia das mães. Destaque também para a mudança do tipo de presente das mamães (as panelas de antanho substituídas por iPads, digamos) e para estratégias integradas das datas comemorativas (empresas que, por exemplo, já na Páscoa realizaram ações para trazer o cliente de volta à loja no Dia das Mães). 


Alguns vão reclamar como sempre: "esquecemos o significado das datas para estimular o consumo!" Outros vão às compras, essa consagrada maneira moderna de demonstrar afeto. E outros (poucos, é verdade) aproveitam para ganhar mais dinheiro. 


Lição do dia: varejista, a grande oportunidade desse Dia das Mães é fazer com que o cliente retorne na(s) próxima(s) data(s) comemorativa(s) (dia dos namorados, 12 de junho, dia dos pais, 12 de agosto, dias das crianças, esse você sabe). Um cupom valendo um considerável desconto na próxima data, digamos, já é um humilde começo.