segunda-feira, 4 de junho de 2012

Empreendedor: discurso de celebridade

No livro “A Menina do Vale”, a brasileira Bel Pesce declara  o objetivo de inspirar jovens empreendedores. No entanto, o texto apela excessivamente para uma espécie de auto-ajuda. A autora estudou no Massachusetts Institute of Technology (MIT), trabalhou no Google e na Microsoft. Mas no livro pouco se fala sobre esse admirável currículo.


Até se um guru dos negócios (o que ela não é) resolver escrever um livro, dará exemplos de situações importantes e decisivas que enfrentou. Afinal de contas, o livro e o autor só existem em função do seu mérito empresarial. A trajetória precisa justificar o discurso. Neste caso, a autora apresenta poucas situações reais, e de maneira bastante superficial. Na maior parte do tempo, o que se lê é que você consegue e você pode se você quiser.


Acho que esse é um pecado corriqueiro das biografias de empresários. Larguei a biografia de Abílio Diniz, por exemplo, na metade: as únicas partes interessantes que li acontecem quando ele relata o seqüestro que sofreu e quando relembra como o grupo Pão de Açúcar surgiu. O resto são dicas de treinos esportivos e alimentação saudável. Tem gente interessada em saber o que a atriz de novela come, ou o que ela sente. Será que o público interessado no empreendedor não quer saber, digamos, como ele trabalha?


Mas voltando ao livro de Bel Pesce: apesar do sentimentalismo, trata-se de uma leitura recomendável. Tempo não se perde, já que as 84 páginas são viradas em uma hora, uma hora e pouco. E alguns capítulos são mesmo inspiradores. E, além de todas as qualidades, o download do livro é gratuito (aqui, no site do livro).


E, concluindo e fazendo justiça, a autora sabe o que faz. Quem sabe foi intenção dela e de sua equipe abordar aspectos mais psicológicos e emocionais do empreendedor. Prova inquestionável do sucesso é a quantidade de downloads que o livro já atingiu: mais de 350 mil (aqui, em nota de hoje no site da revista Exame).