quarta-feira, 27 de junho de 2012

A expansão das marcas chinesas


O êxodo rural na China tem sido enorme. Mas ele não é mais encarado apenas como um problema. A perspectiva atual é de uma população urbana enorme e sofisticada, ávida por produtos e serviços de alta qualidade. Um dado: a China possui hoje 513 milhões de internautas, contra 245 milhões de americanos conectados.

Atentas a esse cenário, as marcas internacionais não perderam tempo: desenvolveram produtos especiais para a exigente classe media chinesa. Além, é claro, de estender o “tapete vermelho” aos turistas chineses em todo o mundo.

No entanto, essa efervescência transformou também a China em um centro formador de grandes idéias, um ambiente ideal para os empreendedores. E o principal obstáculo parece ter sido vencido: ter reconhecida a qualidade daquilo que produzem.

O rótulo Made in China deixou de ser sinônimo de porcaria e falsificação.  Movidas por uma tecnologia em constante evolução, pela força de trabalho qualificada e pelo crescente consumo da classe média, as marcas chinesas se tornaram fortes e preparadas para conquistar o mercado externo. Um bom exemplo é a JAC Motors, que montou sua primeira fábrica internacional no Brasil.

É comum hoje em dia marcas famosas trabalharem com componentes tecnológicos produzidos na China. Mas o que acontecerá quando as marcas chinesas adquirirem status e confiabilidade? O que acontecerá quando a tradicional marca ocidental deixar de ser um fator importante de escolha?

O Trend Briefing do trendwatching.com desse mês (aqui, em português) traz diversos exemplos chineses de sucesso, em diversas áreas: design, tecnologia, luxo, sustentabilidade entre outras iniciativas criativas e audaciosas. Inovação pura! Vale à pena conferir.