quarta-feira, 13 de junho de 2012

Estagiários: um cenário melancólico


Matéria de hoje (aqui) no Jornal Hoje, da Globo: um estudo com 4 mil candidatos a vagas de estágio identificou que 62% deles haviam sido reprovados. Por que? Lá vai: 40% não sabiam escrever o mínimo esperado. Outros 21% foram reprovados por não possuírem noções básicas de raciocínio lógico - não compreendiam o enunciado do exercício. Traduzindo: nos dois casos, analfabetos funcionais.

Problemas de comportamento e educação eliminaram 17%. Outros 7%, pasme leitor, rodaram porque não tinham noções básicas de higiene ou se vestiam mal. Vale ressaltar: o estudo foi realizado somente entre jovens que já estão em um curso superior.

Esse levantamento relembra algo importante: a seleção de candidatos, especialmente de estagiários, é orientada por princípios básicos, elementares: saber ler e escrever, conseguir se comunicar bem, ser educado, saber se portar no ambiente de trabalho, etc.

No entanto, os jovens candidatos se preocupam apenas com sua falta de experiência. E é óbvio que não se pode julgar a experiência de alguém com 17 ou 18 anos. O que vai definir se ele merece a vaga é o seu caráter, suas competências e, é claro, o mínimo de conhecimento básico.

Poderíamos propor então, baseados nesses números, que nossos jovens estudem mais gramática, pratiquem leitura e redação. E quanto aos problemas de comportamento e postura? Castigo e palmadinha educativa neles!