sexta-feira, 15 de junho de 2012

O democrático twitter da Suécia


Não está longe o dia em que perceberão como a divulgação em redes sociais é superestimada. Alguém falou do potencial enorme das redes e desde então os manuais de comunicação pregam que essa “conexão” é obrigatória.

Marcas, políticos, Países, celebridades, todo mundo tenta usar redes sociais como ferramenta de promoção. Poucos acertam, e os que acertaram invariavelmente tinham algo interessante para comunicar.

Um caso emblemático: A Suécia resolveu criar um perfil oficial no twitter e cedê-lo aos seus cidadãos. A cada semana o perfil muda de dono, e ele fala sobre o que quiser. Segundo nota no site da revista Veja (aqui) a ideia é promover a imagem do país no exterior e impulsionar o turismo.

A ação é, vá lá, criativa. Mas tinha tudo para dar errado, como de fato deu: alguns usuários escreveram bobagens, outros manifestaram posições preconceituosas e de mau gosto. Tudo isso utilizando o perfil oficial do país (@sweden).

O maior erro, no entanto, é utilizar essa rede social como ferramenta de promoção - a não ser que a Suécia tenha algo importante a informar ou a oferecer (Se o perfil fosse do Irã, da Coréia do Norte, talvez interessaria, certo?). Desconheço o potencial turístico da Suécia, mas sei que o twitter não vai prospectar turistas.

Parece que, hoje em dia, o importante é o simples fato de estar nas redes sociais. A ação sueca não trará benefícios nem prejuízos. Ela é simplesmente inócua, como a maioria das ações de comunicação nas redes sociais.  Mais em breve.