quinta-feira, 25 de maio de 2017

Caminho da felicidade

Há alguns dias, estava em uma reunião com um colega que trabalha com inovação. Ele é referência no assunto e eu precisava da ajuda dele. No final da conversa, ele fez uma comparação do conceito de inovação com aquela frase célebre: "felicidade não é um destino, é o caminho". Logo, para ele, inovação não é um destino, ou um objetivo – é o caminho, o jeito de trabalhar.

Faz todo o sentido! Não se conquista a inovação: a inovação propriamente dita é o processo, o jeito de ser e de pensar, a mentalidade e a atitude. Esse é o melhor conceito. E as melhores práticas?

Vamos lá: aproveitando o tema, insiro algumas reflexões que abordo com certa frequência quando se trata de inovação e mudança.

Talvez a mais importante: inovação também é jogar fora! Cortar, parar, descontinuar. E essa avaliação de prioridades é um excelente primeiro passo. Você quer mudar e fazer coisas novas e melhores, mas não sabe por onde começar? Quem sabe a melhor forma seja refletir: aonde você passa o seu tempo? Com quem? Aonde está o seu foco, a sua atenção e o seu esforço?

Outra: inovação depende de tentativa e erro. No processo de inovação, o erro é necessário. Mas temos medo de errar. O chefe xinga. Os amigos dão risada. Por isso, evitamos arriscar, e assim matamos qualquer possibilidade de inovação em função da vergonha e do medo. Nossa noção de sucesso acaba sendo a seguinte: fazer as coisas do mesmo jeito, de modo que a rotina se mantenha. Quer dizer: para inovar, precisamos investir caro em tecnologia ou precisamos antes mudar a nossa atitude em relação a maneira que encaramos as adversidades?

Estabilidade é algo subjetivo e inventado. E do jeito que anda a tecnologia, quem realmente quer certa estabilidade precisa acompanhar o movimento, arriscar e mudar. Hoje em dia, instável é quem está parado. Faz sentido?

E para concluir, retomo a origem desse texto, que também é o tema da palestra que mais faço por aí: a felicidade precisa vir antes do sucesso. A felicidade é o caminho, e não o destino. Ou você acredita que a felicidade vai aparecer e permanecer no dia que você realizar um sonho? Se o processo não for divertido, construtivo e feliz, o destino também não vai ser. Pergunte aos mais velhos.


Os técnicos que me perdoem, mas vou arriscar e dizer que um processo de inovação constante é um bom e útil conceito de felicidade.