quinta-feira, 18 de maio de 2017

Os sentimentos opostos

Você já deve ter ouvido por aí aquele ditado popular que diz que o oposto do amor não é o ódio, e sim a indiferença. Eu li isso pela primeira vez em algum caderno de pensamentos, surrupiado durante o recreio da escola. Li pela segunda vez na época do saudoso Orkut. Nós que matamos o Orkut de tanto postar banalidades. Mudamos pouco, e o Facebook e o Whatsapp resistem bravamente às nossas investidas.

Mas eu falava da frase: ela faz todo o sentido, concorda? Lembrei dela há alguns dias, ao ouvir outra frase dessas, bem parecida: a tristeza não é o oposto da felicidade, e sim o tédio.

Quer dizer que num extremo fica o tédio, e no outro, a empolgação? Outra frase que parece fazer sentido, já que, obviamente, não estamos felizes quando estamos entediados. Nossos momentos de alegria costumam ser os momentos em que nos aproximamos da empolgação.

Gosto de explorar esses sentimentos opostos por um motivo especial: eles não coexistem. Ou seja: se você está empolgado, não estará triste. Sabendo disso, podemos começar a aprender a derrotar pensamentos e sentimentos negativos, destrutivos. Explicarei.

Antes, um outro exemplo: quem está estressado não consegue ser gente boa, educado. Será que é isso que acontece com boa parte do serviço público? O trabalho é estressante não por ser pesado, mas por não haver muitas perspectivas. A tão sonhada estabilidade acaba se tornando entediante. Opa, alguém falou em tédio? O oposto da felicidade? É isso: entender sentimentos opostos é uma forma de entender a verdadeira causa de um problema, e não apenas os sintomas.

Estando menos estressado, o servidor público, no caso, vai tratar melhor as pessoas. Isso porque os dois estados emocionais (estressado e gente boa) não coexistem, não são compatíveis. O estresse combina com o mau humor, com a apatia, com a insensibilidade.


E aí vem a estratégia invertida, motivo desse texto: ser gente boa, à força, apesar dos problemas, reduz o estresse? Praticar gratidão e compaixão até virar hábito cura descontentamento e desgosto? Ser indiferente, apesar da saudade continuar grande, espanta o amor e o ódio? Quem sabe possamos resolver mais problemas praticando o oposto daquilo que eles representam.