terça-feira, 9 de maio de 2017

Pensamento sistêmico

O termo pode parecer complicado, mas a ideia é simples. E extremamente importante, na vida, na escola, no trabalho.

Ter visão sistêmica significa entender todo o sistema em que você se encontra, e especialmente compreender como cada fato está relacionado. E dessa forma, entender o que precisa ser feito para alterar o sistema. Vou explicar.

Imagine duas crianças brincando na praça. Melhor: essas crianças são os seus filhos. Do nada, um começa a chorar: o outro jogou areia nele e entrou nos olhos. A criança atingida grita, aos prantos, que o irmão é mau e que ele não gosta dela.

Mas você sabe que seu filho não é uma pessoa má. Logo, algo deu errado nesse sistema. O que você precisa é identificar o que aconteceu. Provavelmente, alguma coisa foi dita. Algo pode ter acontecido ontem, na semana passada, e a criança que jogou areia apenas demorou para reagir.

Talvez essa seja a lição mais importante sobre sistemas: o efeito, em geral, não acontece logo depois da causa. Ele pode demorar a aparecer.

É difícil, especialmente para crianças, entender essa complexa relação entre causas e consequências. Fico chocado com pais que, nesses casos, por exemplo, castigam os dois filhos. Com a desculpa de que, se um não quer, dois não brigam. Será que os pais fazem isso porque é mais fácil do que tentar entender e ensinar, ou porque foi assim que foram educados no século passado? Será que é por isso que tantos adultos tem dificuldade em interpretar fatos e consequências?

E nas empresas, compreende-se esse sistema complexo chamado “consumidor”? Ou talvez ainda mais crítico: o sistema interno, de gestão, está claro para todos? Consegue-se identificar porque a equipe está agindo de tal forma? Quais as ações alteram o funcionamento do sistema? Nessa forma de pensar, um gerente deveria ser um especialista no sistema que gerencia. E aprender, todos os dias, formas de influenciar e resolver problemas, identificando as ações que geram as consequências desejadas.

E só mais uma pergunta: por que conselhos não funcionam? Porque não conhecemos o sistema de quem queremos aconselhar. Se você quer passar um recado eficiente, quem sabe seja melhor sugerir uma forma de a pessoa entender o sistema em que ela está tendo dificuldades. Porque entender o sistema é o primeiro passo no processo de mudança.