quinta-feira, 2 de abril de 2015

Mais uma carta

Caro empresário,

Você sabia que os seus funcionários costumam comentar sobre o faturamento da sua empresa? Eles acreditam que você está ficando rico enquanto eles estão ganhando muito pouco. Eles acreditam que estão sendo explorados. Se você andou comprando um carro novo ultimamente, os comentários aumentaram. Um deles parece ter dito: “Eu financiei uma moto, e ele pagou a caminhonete nova à vista”. Eles veem o dinheiro entrando e acreditam que essa receita é toda revertida em luxo e requinte. E o detalhe mais importante: a culpa por esses comentários é toda sua.

Para resolver esse problema, só há um caminho: abra os números da empresa para a sua equipe. Sei que muitos acham isso um absurdo, mas não é. É a única maneira de você mostrar para a equipe exatamente como as coisas funcionam. Mostre o número total da receita, e também todos os custos e despesas do negócio. Divida esse total de custos e despesas pelo número de colaboradores e apresente o resultado. Desse modo, todo mundo vai entender que não custa para a empresa apenas o salário que recebe: cada um representa uma parte de toda a estrutura que precisa ser mantida. Do gerente à secretária. Para você isso pode parecer óbvio, mas para a equipe não é. Manter um negócio funcionando é complexo, e você deveria mostrar isso de forma bem clara a todos.

A grande resistência costuma ser a seguinte: um certo medo de que esses números vazem e o concorrente descubra. Então pergunto: o que o seu concorrente faria com essa informação? Ou melhor, se invertermos a situação: o que você faria se soubesse o faturamento exato do seu concorrente? É um dado que mantemos em sigilo, mas que é estrategicamente irrelevante para quem disputa mercado com você.

Após abrir os números, mostre para a sua equipe aonde você quer chegar. Quer reduzir custos? Pois bem, agora a equipe sabe exatamente o quanto gasta e o quanto deve economizar. Quer aumentar o faturamento? Mostre ao time o caminho que você quer traçar para atingir determinada porcentagem. E se você for além dos objetivos financeiros, distribua uma participação nos lucros para todos. Ou você pensa em engajar e motivar funcionários simplesmente passando vídeos de autoajuda e fazendo dinâmicas de grupo?