quinta-feira, 9 de abril de 2015

Pequenos peixes

Dois fatores podem transformar você num profissional melhor: as pessoas com quem você compete e se compara, e o ambiente em que você atua. Sugiro dois filmes para essa reflexão – um recente, outro nem tanto.

No filme Whiplsh, Andrew (Miles Teller) é um baterista que sonha grande: quer colocar seu nome na história entre os melhores músicos de jazz. Ele estuda na melhor escola de música dos EUA.

Durante ensaios ele chama a atenção de Terence Fletcher (JK Simmons), famoso e temido líder da orquestra principal da escola. Fletcher convida o jovem baterista para fazer parte da sua banda. Ele vai explorar de forma impiedosa as habilidades do novato. 

Além da pressão psicológica, ele promove competições entre os músicos por espaços na banda. Seus métodos são crueis. Mas, de certa forma, ele atinge o objetivo de formar melhores músicos.

Para ele, o Jazz estaria morrendo porque ninguém mais estuda e pratica como deveria. Ninguém mais ultrapassa o limite do convencional, do aceitável. E segundo ele, não existe nada mais grave do que dizer “Bom trabalho!” a alguém –sempre é possível melhorar.

Um fato: você só vai evoluir como profissional (e como pessoa, arrisco dizer) se você sair do seu ambiente estável e conhecer os melhores. Você não precisa competir com eles. Mas você precisa se comparar com eles. Se você está num ambiente de trabalho estável, tranquilo, confortável, é provável que você esteja estagnado.

O mais grave é que essa estabilidade é o objetivo profissional da maioria das pessoas. Concursos públicos, por exemplo, são vistos como um ponto final: local de pouco trabalho e estabilidade financeira. Claro que existem exceções, mas em geral, o funcionalismo público não é um local onde se busca a excelência.

Para concluir, o outro filme: Peixe Grande e Outras Histórias, de Tim Burton.
Logo no início do filme, o protagonista justifica sua vontade de conhecer o mundo assim: ele leu sobre um peixe que, quando criado em um aquário pequeno, permanecia pequeno. Mas se colocado em um ambiente grande, crescia.

Não importa o tamanho da sua empresa, ou da sua cidade. Não sei se é isso o que vai te impedir de crescer. O nosso aquário metafórico se chama conforto, estabilidade, preguiça.