quinta-feira, 26 de março de 2015

Toda a informação

Já escrevi aqui que a informação está completamente disponibilizada. Você encontra absolutamente tudo que você quiser no Google. Talvez seja preciso entender inglês para realmente ter acesso à toda e qualquer informação. Mas mesmo pesquisando apenas em português é difícil você não encontrar o que procura.

Recomendo um filme que retrata esse cenário: “O Abutre”, de Dan Gilroy. No filme,  Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) é um ladrãozinho que descobre sem querer um filão lucrativo: filmagens de acidentes, homicídios e demais desastres, para depois vender as imagens aos canais sensacionalistas.

Começa aí a abordagem empreendedora e corporativa do enredo: por acaso o protagonista encontra uma oportunidade de negócio. E ao longo do seu novo empreendimento, ele desenvolve “habilidades” bem características do mundo corporativo. Louis Bloom descobre tudo que precisa pesquisando na internet: ele fala como se fosse um executivo com alguma experiência, já que faz cursos de administração online. E de uma forma nada ortodoxa, adapta as lições clichés de negócios ao seu trabalho sujo.

E isso está longe de ser ficção. Um exemplo bem real: eu conheço um senhor que estudou tudo sobre coaching no Youtube. E hoje ele é um coach (ou um professor de coaching). E agora: como saber se ele adquiriu o mesmo conhecimento que aqueles que fizeram um curso tradicional? Difícil: é melhor deixar os alunos julgarem. Depois de alguns cursos malsucedidos, ele não fechará outras turmas. Deixe o mercado julgar, ele sabe fazer isso.

Eu já ouvi uma indignação semelhante em sala de aula. Um colega disse o seguinte: “Não é justo o meu diploma valer a mesma coisa que o diploma de um curso à distância.” Acho que o colega aborda o problema de uma forma equivocada. Sua preocupação não deveria ser com o que a lei afirma sobre novas modalidades de ensino. Sua preocupação deveria ser em como mostrar ao mercado a sua aprendizagem, já que isso nenhum diploma consegue provar. E quem vai julgar, mais um vez, será o mercado.

As opiniões não vão mudar o cenário: a informação está aí, online, toda ela disponibilizada. E o que você está esperando para ser especialista em alguma coisa?