quinta-feira, 16 de abril de 2015

A arte em equipe

Acompanhei nos últimos dias algumas entrevistas de Guy Kawasaki. Guy (para os íntimos) é investidor, palestrante e autor de 13 livros sobre empreendedorismo, marketing e tecnologia, e tem uma vasta experiência como conselheiro em empresas tecnológicas, como Apple e Motorola. Ele apareceu bastante na mídia especializada nos últimos dias, pois lançou mais um livro: The Art of the Start 2.0, ou algo como “A Arte do Começo 2.0”.

Destaco aqui algo que ele comentou e chamou minha atenção. Ele percebeu que os empreendedores acham que o mais complicado ao montar um negócio é entender de finanças, tributação e demais questões técnicas e burocráticas. Mas o autor discorda dessa perspectiva.

Essas questões podem ser realmente complicadas, mas a culpa pela complicação é do próprio empreendedor: ele deveria encontrar e se unir a pessoas que sejam especialistas em áreas que ele desconhece. O empreendedor, invariavelmente, precisa formar uma equipe.

Ele precisa delegar questões técnicas e operacionais para outras pessoas. Só assim o negócio vai crescer, já que dessa forma, unindo forças, o empreendedor poderá dedicar seu tempo ao que realmente traz resultados: desenvolver produtos, serviços, clientes e mercados.

A mesma situação acontece dentro de empresas já estabelecidas: o gerente, que deveria ser o guia e o suporte da equipe, acaba tendo que atuar na linha de frente. São tantos problemas para resolver que falta tempo para inspirar, planejar e desbravar. Falta tempo para empreender internamente.

Para Guy Kawasaki, a parte mais difícil é justamente criar, liderar, decidir o que fazer, que rumo seguir. Mas o que se percebe (também por aqui) é que nossos empreendedores deixam isso em segundo plano – ou acabam até mesmo esquecendo. As burocracias e os problemas consomem seu tempo e a sua energia. Precisamos de empreendedores gestores, que não fiquem tanto tempo lidando com questões técnicas e operacionais.

Mas e se o empreendedor tem um perfil técnico? Sem problemas. Mas ele vai precisar encontrar alguém para liderar a sua equipe.

Em tempo: vale a pena conferir o último projeto de Guy Kawasaki. É a startup Canva (www.canva.com). Uma ferramenta de design simples e acessível.