sábado, 29 de setembro de 2012

O dia de quem é Miguel


Certa vez, em um treinamento no Rio Grande do Sul, conheci um senhor chamado Miguel Arcanjo. No cadastro dos alunos percebi que ele fazia aniversário no dia 29 de setembro, mesmo dia que meu pai. E eu fiquei surpreso: “Que coincidência! O senhor faz aniversário no dia do meu pai, e tem o mesmo nome do meu pai!”

Até então eu não sabia que dia 29 de setembro é o dia de Miguel Arcanjo, ou São Miguel, suposto líder do exército divino contra as forças do mal. E aquele senhor do treinamento, decerto filho de pais católicos, recebeu o nome por ter nascido no dia do santo. Meu pai também recebeu o nome por esse motivo, mas isso eu também não sabia.

Na época fiquei encantado com a aparente coincidência. Só quando fui contar para alguém sobre aquele fato incrível fui alertado sobre o dia do Santo. Aceitei a explicação, resignado. Aquele senhor deve ter percebido na hora que eu não imaginava que a maioria dos que se chamam Miguel deve ter nascido no dia 29 de setembro. Mas foi gentil e não quis estragar a coincidência que o professor havia encontrado. As estatísticas são a água no chope das coincidências.

Dia 29 de setembro é feriado na cidade onde eu moro, pois o município também homenageia o Arcanjo. Miguel é também meu nome, porque minha mãe insistiu em homenagear meu pai. Percebe-se assim que nenhum fato envolvendo esse nome é capricho do destino. E não deixa de ser triste perceber que as coincidências que colorem a vida, em geral, resultam apenas da ignorância e da falta de informação.