quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cair por mais ou buscar por menos


Num dos textos mais comentados do mês no blog da Harvard Business Review, o autor Greg McKeown descreve o “paradoxo da clareza” (aqui, em inglês). Este paradoxo explicaria o motivo de pessoas bem sucedidas não se tornarem pessoas muito bem sucedidas.

Eis as 4 fases do paradoxo:
Se temos clareza de propósitos, atingimos o sucesso;
Quando atingimos o sucesso, aparecem novas opções e oportunidades;
Quando se aumentam opções e oportunidades, nossos esforços ficam difusos;
Esforços difusos acabam com a clareza que levou ao sucesso no primeiro momento.

Jim Collins aborda a mesma questão no livro How the Mighty Fall (Como os gigantes caem): empresas crescem, e as novas oportunidades decorrentes do sucesso atingido geram a perda do foco inicial. Ocorre assim a tal indisciplinada busca por mais. Segundo os autores, essa falta de disciplina na busca por um sucesso cada vez maior é a causa do fracasso de quem já é grande – tanto empresas quanto pessoas.

E como fazer para evitar essa derrocada? Segundo Mckeown, precisamos empreender uma busca disciplinada por menos. Precisamos optar por aquilo que realmente importa e ter a coragem de abandonar oportunidades e antigas idéias – mesmo que sejam boas.

Pense no valor que um objeto adquire quando você cogita se livrar dele: pode ser um livro que está há anos parado na estante, ou uma roupa que você não usa mais, ou um relacionamento que perdeu a graça. A simples hipótese de se desfazer aumenta o valor daquilo que está em desuso. Esse sentimento confuso sobre a relevância e a importância do que você possui é responsável pelo acúmulo de coisas antigas, que impedem a ascensão do que é novo. 

Com nossas idéias acontece a mesma coisa: elas não tem data para expirar. Projetos antigos permanecem em pauta, atrapalhando os novos. Por isso você precisa definir um rumo e eliminar o que foge do seu foco. Se você não fizer isso, irá se sentir frustrado, por não concluir coisas que começou.

Dói jogar fora, mas não tem outro jeito: o único antídoto contra o paradoxo da clareza é a busca disciplinada por menos.