quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Prioridade alguma

Nosso cérebro não é muito bom em priorizar as coisas. Se você precisa estudar para uma prova muito importante, mas também precisa tratar o cachorro e lavar roupas, não vai encontrar uma forma de categorizar, na sua cabeça, o que é mais urgente ou relevante.

E por não saber priorizar, o cérebro fica sobrecarregado. E você se sente estressado, perdido. A boa notícia é que é relativamente simples reduzir bastante essa situação. Você precisa "esvaziar” a sua cabeça: tirar todas as tarefas, planos e projetos do consciente e inconsciente e coloca-los no papel.

Essa é a ideia central do método GTD (Getting Things Done), do autor David Allen. Você pode comprar o excelente livro que ele escreveu, como eu fiz, ou pode assistir alguns vídeos de 5 minutos no Youtube que resumem a técnica. Basicamente, você vai anotar tudo (tudo!) que você quiser ou tiver que fazer. E depois você distribuiu ao longo dos dias da semana.

Não existe só um jeito certo, mas compartilho o meu: eu anoto tudo (tudo!) em uma agenda, e reviso tudo no final de semana. E então eu vejo se ficou alguma pendência da semana anterior, e mais ou menos programo a semana seguinte. Uso também um calendário semestral na parede para não esquecer de datas importantes. Quer dizer: o “método” pode parecer ridículo de tão simples. O problema é a disciplina de anotar e revisar. No meu caso, a mudança foi impressionante. Não me preocupo mais com os próximos compromissos e não perco tempo tentando lembrar de tarefas e prazos: tenho tudo anotado. Tirando esse monte de informação, o cérebro trabalha melhor em coisas que ele faz bem, como a criatividade e o raciocínio.

Há algum tempo conheci também o trabalho do Dr. Atul Gawande, que escreveu o livro O Manifesto Checklist (da mesma forma, você consegue entender o básico do trabalho dele via Youtube). Ele questiona a formação individualista do médico, um cowboy que precisa salvar vidas sozinho, sob pressão: e que acaba cometendo erros básicos de procedimento. Gawande comenta casos de checklists com tópicos básicos de segurança em higiene e processo cirúrgico que reduziram pela metade o número de óbitos. Metade!


Todos nós erramos muito por esquecer o que é básico. As coisas mais importantes que realizamos no dia-a-dia seguem padrões repetitivos. Mas não anotamos, sobrecarregamos a memória, e então falhamos. Anotar tudo e seguir procedimentos simples é o caminho para uma rotina mais leve e precisa.