quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Objetivos divulgados

Faz tempo que ouço pequenas empresas reclamando que nem sempre a propaganda funciona. Vamos interpretar isso pensando nos objetivos da marca e no comportamento do consumidor.

Em geral, pequenas empresas não definem muito bem o que querem com uma divulgação. Basicamente podemos ter três objetivos amplos: informar uma novidade ou lançamento, gerar lembrança ou incentivar a ação. No primeiro caso a marca é nova, ou está lançando algo novo, e quer que as pessoas saibam do que se trata. No segundo caso a marca já é conhecida, mas quer ser mais lembrada. No terceiro caso a intenção é gerar vendas (e aqui entram as promoções e demais ações que envolvem um incentivo, como um desconto).

Se o objetivo de todo produto ou serviço é vender, não seria mais fácil sempre divulgar para gerar vendas? A resposta é não. Depende muito do que você vende, claro, mas em geral, a venda só acontece quando já existe confiança. Por isso, o primeiro passo antes de fazer promoções é construir essa confiança. E a divulgação pode ajudar a mostrar quem você é, como você trabalha, como você pode ajudar. Você constrói confiança divulgando conteúdo de qualidade, tirando dúvidas, mostrando o antes e o depois da sua solução – mostrando que é especialista, que resolve problemas e atende necessidades específicas.

Mas todo mundo está repetindo a mesma coisa por aí: “Aqui tem qualidade, bom atendimento e preço baixo!" Será que essa informação clichê constroi confiança? Será que esse discurso repetitivo de sempre gera as esperadas vendas? 

Por isso sugere-se cautela com a afirmação de que a divulgação "não está dando resultado." Depende de qual resultado você espera. É ingênuo acreditar que a venda é o único indicador de uma divulgação boa. Será que o comportamento do consumidor ou cliente é tão simples que, assim que ler ou ouvir a propaganda, vai correr comprar? Sem conhecer bem, sem ter indicação? Divulgar é parte do caminho, e não a solução completa.

Dessa forma, a eficiência da divulgação depende do público e dos objetivos traçados: eu divulguei para ficar conhecido? Para gerar confiança? Para ser lembrado? Ou eu promovi para vender mais? Julgar um canal de divulgação sem nem saber como ele funciona é o mesmo que procurar culpados para os próprios problemas.