quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Ocupados e iludidos

Uma boa dica para aumentar a produtividade é fazer listas de tarefas. Você se organiza e não esquece daquilo que precisa fazer. Mas isso todo mundo sabe.

Um perigo da lista de tarefas, no entanto, é quando você se sente bem ao riscar itens da lista. E então, para poder riscar mais, é grande a chance de escolher tarefas fáceis e simples entre aquelas que você listou. E deixar as difíceis para depois. E deixar as importantes para depois. Ou ainda: adquirir o hábito de listar muitas tarefas rotineiras até o ponto de nem listar mais as críticas.

Esse comportamento é explicado pela psicologia. Ou pela biologia: somos assim mesmo. De forma inconsciente ocupamos nossa agenda com questões rotineiras e não deixamos espaço para o que realmente precisa ser feito. E então alegamos que não temos tempo. Esse é o tipo mais refinado e ao mesmo tempo mais grave de procrastinação: substituímos a preguiça pela falta de tempo. E aliviamos a culpa.

Percebo esse comportamento também nas empresas. O pequeno empresário se mantém ocupado em tarefas rotineiras, operacionais. Não que elas não sejam importantes. Mas elas poderiam ser feitas por outras pessoas da equipe. 

Tarefas simples não podem ser feitas pelo proprietário ou gerente? Podem. Mas quem fará as tarefas difíceis da pequena empresa se o empresário ou o gerente não fizerem? Ninguém. E dessa forma o pequeno negócio permanece estagnado, trabalhando de forma reativa. Apagando incêndios.

Por que o pequeno empresário não planeja, não desbrava, não cresce? Pela mesma razão que você não volta a estudar, não muda de emprego, não toma uma decisão sobre o seu relacionamento. Porque somos assim, ocupados de propósito. Sabotamos nosso próprio destino ao encher a agenda de banalidades rotineiras.

Preferimos elaborar uma lista de tarefas simples e ter a sensação de dever cumprido. Assim somos na vida e no trabalho. Por isso tomo muito cuidado ao criticar empresários que não estão pensando e agindo de forma estratégica. Somos todos os mesmos humanos que adoram a ilusão do dever cumprido.

Tenho certeza que você vai lembrar disso ao fazer a sua lista de tarefas ou organizar a sua agenda. Quem sabe até quem não se organiza vai pensar no caso.