quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

A matemática do marketing

Imagine que uma empresa de comércio exterior abre uma vaga que exige fluência em inglês. Então aparece um candidato que afirma ter morado nos EUA e que domina o idioma exigido. Mas ele quer dar uma melhorada no currículo, e acrescenta a informação de que possui também nível básico de domínio do espanhol. O problema é que qualquer pessoa que fala português pode fazer essa afirmação. A pergunta é: é preferível colocar no currículo apenas sua habilidade na língua inglesa ou acrescentar o que for possível?

Para ajudar a entender, um exemplo mais explícito: imagine que sua loja venda eletrodomésticos. E você decide fazer uma promoção assim: na compra de uma geladeira, o cliente ganha um lindo boné. Ou na compra de um fogão, ele ganha um chaveiro personalizado. Será que qualquer coisa que eu oferecer de graça será bem aceita pelo cliente?

Cuidado: pesquisas mostram que quando você oferece algo muito comum como recompensa, a percepção do consumidor não é boa. A não ser que você ofereça algo interessante como recompensa, é preferível não dar nada em troca – e isso não é opinião, é comportamento do consumidor, comprovado. O mesmo acontece no caso do currículo: é preferível citar apenas experiências e competências relevantes. Uma informação desnecessária pode prejudicar todas as outras. Resumindo a ideia: quando se planejam ações de marketing, nem sempre dois mais dois são quatro.

Brindes funcionam melhor quando não são uma recompensa pela compra. Se for recompensar pela compra, é preciso que o brinde seja bom, útil, relevante.
O mesmo raciocínio vale para quando você pensar em oferecer algo de graça em troca da fidelidade. Se o consumidor ganha uma aula grátis a cada 5 ou 6 aulas que ele paga,  é provável que ele fique motivado a continuar pagando. Mas se o cliente precisa acumular 20 aulas para ganhar uma, ele pode se sentir lesado.


Por isso sugiro que você reflita bastante antes de pensar em incentivos. Não use apenas cálculos de custos para medir o que você pode oferecer como recompensa: pense nas recomendações que serão geradas, nos comentários em redes sociais. A soma das ações de marketing pode ser positiva ou negativa: depende da ordem que você colocar nos fatores.