quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Uma questão de confiança

O brasileiro não está confiando muito na economia. Qual é o grande problema: a inflação? As taxas de juros? Não. Inflação e juros incomodam, mas a economia não está ameaçada especificamente por causa disso. O problema é que o mercado e as pessoas estão pessimistas. Elas temem o que pode acontecer no futuro próximo.

Mas como a confiança, esse fator tão subjetivo, consegue influenciar de tal maneira as relações comerciais? Mais ou menos assim: se eu não confio em você, eu não vou comprar, ou então não vou emprestar dinheiro. Eu vou ficar com medo que você não entregue o prometido. Eu temo o calote. E isso muitas vezes ignora questões técnicas de economia: é resultado de um sentimento compartilhado de que as coisas não vão bem. Eis a força de fatores psicológicos em uma área onde, aparentemente, só a lógica e os números importam.

Pois bem: um estudo famoso de pesquisadores de Harvard encontrou outra relação improvável. Eles perceberam uma forte relação entre lucro e confiança dentro das empresas. Mais ou menos assim: quanto maior a confiança da equipe no líder, maior é o lucro. Levantamentos que mostravam o aumento da confiança dentro de uma empresa já previam um aumento da receita – antes mesmo de o dinheiro cair no caixa.

A conclusão é obvia: quando as pessoas confiam nos seus chefes (nobres gerentes, líderes de equipes) elas trabalham mais e melhor. E não importam tanto fatores externos, como inflação, taxa de juros ou desemprego: o simples fato de ter uma equipe que confia no seu comando indica um aumento no faturamento.

O problema é que nossos líderes só estão preocupados em fiscalizar funcionários, “apagar incêndios” e cortar custos. Sua função principal, que é orientar uma equipe, fica em segundo plano. Não raro, fica esquecida.

A questão, se você lidera um negócio, seria: como aumentar a sua confiança dentro da empresa? Resposta: faça aquilo que você promete. Se não souber se poderá fazer, não prometa. Ou você, gerente, nunca ouviu falar em gestão de expectativas? Exemplo: você confia em pessoas que tem inúmeras ideias e planos e nunca constrõem nada?

Além disso, deixe bem claro para sua equipe as suas responsabilidades. De novo: não assuma algo que não será feito. E por último, incentive a comunicação e a troca de ideias. Conte seus planos e ouça o que a sua equipe tem a dizer: quer demonstração maior de confiança do que confidenciar e ouvir?