quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Entregue de graça

Caro leitor, pense na seguinte questão: aquilo que você faz, pode ser feito de graça, sem cobrar nada? Se a resposta for sim, ou se você não tiver certeza, talvez você precise repensar o seu negócio. Ou até mesmo a sua profissão.

Uso minhas atuações profissionais como exemplo. Primeiro, o trabalho de professor. Repassar conteúdo já foi a função principal do professor. Ele e os livros eram as fontes de informação. Hoje, no entanto, o conteúdo foi todo disponibilizado, e o professor não é mais o dono da verdade, outrora admirado e temido.

Já como consultor de empresas percebo a mesma situação. Existe muito material e ferramentas disponíveis. O empreendedor, se quiser, encontra todas as informações de graça. Nesse cenário de acesso total à informação, algumas empresas e pessoas que vendem conteúdo precisam se reinventar. E isso afeta de forma cruel prestadores de serviços que comercializam seu conhecimento.

Mas quem vende produtos também precisa refletir. Em especial as lojas: aquelas que ainda se comportam como simples armazenadores de produtos precisam encontrar relevância. Ou o consumidor vai comprar pela internet, direto do fabricante. Nesse cenário, a distribuição e a entrega do produto decidem o jogo comercial.

Dessa forma, pessoas e empresas precisam responder a seguinte questão: o que fazer para não ser irrelevante? Será que o tal bom atendimento basta para você ser insubstituível? 
Sugiro dois caminhos: tente entender quais problemas ou dificuldades seu cliente enfrenta para adquirir o que você vende. Tente eliminar ou pelo menos reduzir esses esforços. Muito trânsito? Entregue em casa. Guerra de preços? Ofereça serviços complementares. Muitas dúvidas? Pare de falar que você é o melhor e de mais qualidade e ensine o seu cliente. Mostre que você é o especialista que pode ajuda-lo.

Outro caminho, esse uma estratégia agressiva de marketing: entregue de graça tudo aquilo que o consumidor pode conseguir na internet. Distribua conteúdo, conhecimento, amostras grátis do que você faz. E como ganhar dinheiro? Cobre somente por aquilo que só você pode fazer.

Assuma um papel de especialista generoso. Pode parecer conversa fiada, mas ao analisar essas questões (como entregar, como cobrar, como divulgar) você vai se deparar com diversas oportunidades de inovação.