quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Os pesquisadores do futuro

O Ministério da Educação (MEC) divulgou essa semana o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O resultado foi pior do que nas últimas edições: o ensino médio não progrediu, e 17 estados brasileiros recuaram. A média nacional é de 3,7 na escala de zero a 10. A média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 5,2.

Alguns dirão que esse fiasco é das escolas públicas e dos rincões abandonados pelos governantes. Também. Mas aqueles que deveriam ser nossos estudantes de ponta também andaram aprontando.

Os alunos brasileiros da Universidade de Southampton, do Reino Unido, receberam um e-mail que questionava a sua falta de dedicação como estudantes bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras. Quem mandou o e-mail foi a instituição Science Without Borders UK (SWB UK), que cuida do programa na Inglaterra.

O e-mail enviado aos bolsistas afirma que o SWB UK foi "contatado pela Universidade de Southampton devido ao número considerável de reclamações das faculdades em relação ao comparecimento e à aplicação nos estudos". A instituição afirma que entende que a reclamação não se aplica a todos, mas diz que “gostaria de pedir que se esforcem mais e que cumpram todos os compromissos firmados.” Existe a possibilidade de os alunos terem que devolver o dinheiro que receberam do programa.

Uma reportagem do Brasil Post ouviu alunos brasileiros que receberam esse e-mail. Eis o depoimento de Denise Leal, estudante de engenharia civil: "Eu achei ofensivo ter recebido [a mensagem] porque realmente tive comprometimento com o programa, mas entendi a intenção deles. A maioria dos estudantes que estão participado do programa não se engaja muito porque o governo [brasileiro] não exige nada em troca. Não cobra nada! A gente foi meio que solto aqui. Quer estudar, estuda. Não quer estudar, viaja, porque o governo paga e não cobra resultado. O dinheiro dá e sobra, então eles preferem viajar e faltar às aulas porque não tem presença, chamada."

O governo federal já concedeu aproximadamente 100 mil bolsas para que universitários estudem no exterior. Isso é bom e necessário. O absurdo é não exigir nenhuma contrapartida dos beneficiados.

Nossa educação é muito ruim. Mas preocupante mesmo é a inconsequência e o descaso dos alunos. Aqui e lá fora.