quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Economia de silicone

Para entender o impacto das situações econômicas podemos olhar para o passado. Um exemplo: a época da enorme inflação no Brasil. Se você ainda mora em uma casa que possui um cômodo chamado “despensa”, é provável que sua casa foi projetada nessa época. Na cabeça do arquiteto, era preciso que você possuísse um local para armazenar comida, e assim fugir do aumento constante dos preços.

Outro exemplo: provavelmente sua família já teve, e quem sabe ainda possui um velho freezer horizontal, que também servia, por exemplo, para estocar carne. Não que a nova geração não perceba os efeitos da inflação. Mas o cenário econômico não parece mais uma ameaça tão próxima quanto no passado recente. Hoje podemos pensar em investimentos produtivos com mais certezas – como, por exemplo, montar um negócio.
Desse modo, entender macroeconomia e suas influências se torna um exercício mais histórico. Ou de geografia: hoje, um ótimo exemplo é o que acontece na vizinha Venezuela.

O presidente doidivanas Nicolas Maduro, sucessor do tirano Hugo Chávez, vem adotando medidas que estão provocando escassez crônica de itens básicos de consumo. Falta papel, por exemplo: mais de dez jornais já encerraram suas edições impressas ou diminuíram a quantidade de páginas. Além de ser resultado da restrição da importação de papel, a medida é também um golpe direto para enfraquecer as críticas da imprensa. E um golpe indireto na população que continua indo ao banheiro. Se é que o leitor me entende.

Outra grande ideia recente de Nicolas Maduro: limitar a compra de itens básicos na rede privada de supermercados. Isso já acontece nos mercados públicos (a rede Casino foi desapropriada por Hugo Chávez em 2010). Ou seja: uma desastrosa política financeira penaliza sempre o consumidor.

Mas a melhor foi anunciada essa semana: falta silicone de qualidade no país, o que atinge seu principal – e talvez único – segmento de reconhecida qualidade mundial: as mulheres. A Venezuela ganhou 7 vezes o concurso Miss Universo (atrás apenas dos EUA, que ganharam 8). No mercado só há silicone chinês, de qualidade inferior, já que é proibido importar dos EUA ou da Europa.

Dito isso, uma boa pergunta para entender o conceito: como o cenário econômico afetaria sua vida se você fosse jornalista, varejista, cirurgião plástico ou um simples cidadão venezuelano?