segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sonho gigante

Jim Collins, o professor e autor de negócios mais respeitado da atualidade, escreve o prefácio do livro “Sonho Grande”, que narra a trajetória de Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira. Resumindo: Lemann recrutou seus dois sócios no banco de investimentos Garantia, juntos compraram a Brahma e depois construíram a AB InBev. Recentemente se tornaram proprietários de gigantes como Burger King e Heinz. 

No prefácio do livro, Jim Collins destaca o ponto fundamental da estratégia de gestão desses empresários: a meritocracia. Jim Collins conviveu com os três nas últimas duas décadas. Ele conta que certa vez perguntou que tipo de pessoas eles buscavam para trabalhar em suas empresas. A resposta: fanáticos. Quem conheceu a cultura corporativa da Ambev, por exemplo, sabe o que isso significa.

Para Jim Collins, os fanáticos sabem que não existe um caminho fácil para grandes realizações. Eles acreditam nos resultados de um esforço intenso. Nas palavras do autor, “pessoas obcecadas não se tornam as mais populares, já que com frequência intimidam as outras. Mas, quando os fanáticos se reúnem com outros fanáticos, o efeito multiplicador é irrefreável”.

Dessa forma, Lemann, Telles e Sicupira fizeram da obstinada cultura coorporativa sua maior estratégia: eles querem os melhores. Estes serão muito bem pagos, tendo a perspectiva de crescer com o grupo: em compensação, a dedicação é incondicional (e até passional).

Para Jim Collins, outra qualidade notável de Jorge Paulo Lemann é sua capacidade de “conectar pessoas extraordinárias”. Segundo o autor, ele não apenas faz o contato, mas facilita a interação entre as pessoas. E isso estimula o aprendizado de todos: aprendizado que o próprio Lemman continua buscando junto a consultores e professores mais jovens do que ele.

Jim Collins acredita que Lemman, Sicupira e Telles sempre o consideraram um professor. Mas ele afirma ter sido “o tempo todo um estudioso voraz dos três”. Logo, a busca e a troca de conhecimento  também foi a principal causa do sucesso de Jim Collins. Ele conclui decretando que os três são “visionários dos negócios como Walt Disney, Henry Ford, Sam Walton e Steve Jobs”.