sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Celular, nova e futura moeda eletrônica


Esqueça o dinheiro, o cheque e o carnê. A hegemonia dos cartões pode ser ameaçada pela  próxima tendência em transações financeiras: o pagamento via celular. O governo prepara um projeto de lei para a adoção de novas moedas eletrônicas, e isso abre caminho para o uso do celular como uma alternativa ao cartão bancário (Detalhes aqui, no site da Folha).

Os bancos não gostam muito da ideia, pois apesar das novas possibilidades, a tendência é que percam mercado e receita com a adoção de meios alternativos de pagamento. Hoje os bancos centralizam as transações e faturam alto com isso.

A maior beneficiaria entre as operadoras é a Vivo, que já tem o seu sistema preparado para operações desse tipo. Essa semana, por exemplo, a operadora anunciou parceria com a PayPal para desbravar o setor (aqui, também no site da Folha).

Dois números demonstram o potencial de crescimento dos pagamentos via celular e consequentemente do mobile commerce: segundo a Anatel, existem hoje no Brasil 116 celulares para cada 100 pessoas. E até 2015, mais da metade da população terá um celular com acesso à internet.

O infográfico abaixo, do site da Folha de São Paulo, mostra como funciona o pagamento via celular: