quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Aproveitar o momento é impossível!

Pesquisadores mapearam áreas do cérebro de macacos responsáveis pela tomada de decisões e pela avaliação de resultados. O que é mais chocante: acreditar numa pesquisa comparativa entre símios e humanos ou ser informado de que sim, seu cérebro é quase idêntico ao de um mico?

Segundo os pesquisadores, os resultados de algum modo demonstram que pessoas normais não conseguem viver exclusivamente o momento. É um pouco complexa a metodologia da pesquisa (mais aqui, na Veja.com), mas o resultado faz pensar. Segundo os cientistas, as escolhas passadas e a busca por resultados e recompensas provocam em nosso cérebro uma reavaliação constante do passado e de projeções futuras. E isso obviamente afeta o momento, o presente.

Ou seja: só pessoas mentalmente desequilibradas relaxam e aproveitam o momento. Contemplam a lua, os passarinhos ou a chuva sem se preocupar com a vida que passa. Os seres humanos normais estamos (silepse proposital) sempre avaliando o que aconteceu no passado e vislumbrando o futuro. Por isso essa constante inquietação e urgência que você sente.

Mesmo assim se repetem os mantras sobre aproveitar o momento, sorrir e esquecer, levar uma vida simples e despreocupada. Como não é de sua natureza (a não ser que tenha problemas mentais) essa pessoa não conseguirá aplicar à sua vida essa falácia utópica. E então viverá triste por não ter seguido os falsos mandamentos que ela mesma escreveu na agenda e compartilhou no Facebook.

É preciso esquecer essa utopia sobre sossegar e ser feliz. Somos assim, insatisfeitos e famintos por natureza. É o que nos faz prosseguir e sobreviver. Pare de sonhar em ser algo que a sua natureza não permite que você seja. 

A não ser que você seja louco.