quinta-feira, 23 de março de 2017

A necessidade motiva

Em geral, a motivação parece exigir uma necessidade para acontecer. É bem óbvio: você estava há décadas se alimentando de qualquer jeito, e então o médico deu um susto em você. A partir daquela consulta você mudou radicalmente seus hábitos. Ou então você fazia algo que é errado, mas que mesmo assim muita gente faz, e apareceu a polícia e também deu um susto em você. E no mesmo dia você mudou de comportamento.

Lembro de uma situação em que o dono de uma empresa reuniu sua equipe e abriu todos os números para os funcionários. Havia um clima grande de insatisfação. Parece que o chefe ouviu dizer que o comentário era que ele estava ficando rico, enquanto os pobres funcionários eram explorados. E então ele expos os números caóticos, empréstimos, financiamentos, inadimplência. Silêncio. E uma certa motivação surgiu na equipe.

Motivar é dar um motivo para agir diferente. Claro que é obvio, mas esquecemos disso com frequência. Você já deve até ter visto um palestrante dividir a palavra motivação em duas: motivo + ação. Um motivo para a ação, ele disse. E sorriu. E você entendeu o que era, e talvez até chorou com a mensagem bonita (motivacional, ou motivo + emocional?). Mas no outro dia a realidade e a rotina lhe passaram a rasteira, como sempre.

A fórmula do palestrante afirma que precisamos de um motivo. Mas como encontrar esse motivo? No seu trabalho, se você tem um chefe e contas para pagar, vai achar um motivo fácil. Mas e a motivação para mudar de vida, voltar a estudar, dedicar tempo à quem é importante, cuidar da saúde e etc?
A melhor resposta que eu encontrei é: seja um profissional naquilo que você quer fazer. O profissional não pode falar “não tenho tempo”, ou “não estou com vontade”. Ele precisa fazer. O médico desmotivado vai lá e opera mesmo assim. O escritor profissional senta e digita durante quatro horas. A secretária profissional desliga o telefone e sorri quando você chega.

Tratar o que você faz com profissionalismo, acredito, é o melhor caminho para ter motivação. A ação, por si só, gera essa vontade de continuar. Já pensou criar uma rotina diária de ações a respeito do que é essencial na sua vida? E continuar fazendo, até o momento em que dedicar tempo e esforço ao que é importante para você se torne um hábito, uma necessidade.

E assim concluo esse texto, da mesma forma que iniciei: a motivação precisa de uma necessidade para aparecer — e permanecer.