quinta-feira, 6 de abril de 2017

A esperança faz mal

Acredito que a esperança esteja fazendo mal para você. Vou tentar explicar.
A esperança está fazendo mal para você porque, quem tem esperança, apenas espera. Torce. Aguarda algo acontecer. E isso é ruim?

Em geral sim. Mas poderíamos afirmar que, em alguns casos, a esperança faz certo bem. Por exemplo, em situações em que não temos controle. Como a esperança de que algum ente querido sobreviva a uma grave moléstia. Ou a esperança de que a morte não é o fim. Mas quase sempre essa mesma nobre esperança transforma o esperançoso em resignado. Quero dizer: a esperança contagia, e começamos a esperar demais em todas as áreas da vida, do dia-a-dia. Ter esperança em questões delicadas parece contagiar as áreas em que é necessário agir. Contagiado, o esperançoso aguardo e aceita o que o suposto destino vai trazer — e, mesmo que não traga nada, ele aceita sentado.

E aí existe aquele ditado que diz que a esperança é a última que morre. Lembro, durante a infância, de uma pessoa religiosa próxima à minha família que dizia que a esperança não é a última que morre: ela nunca morre! E eu tentava entender a diferença. Até hoje não sei dizer. Só sei que ter essa esperança infinita era motivo de orgulho. Quase uma manifestação da Graça. Foi um longo caminho até mudar a percepção sobre esse sentimento. Sim, a esperança me parece ser só um sentimento confuso.

Outra exceção: a esperança também parece ser benéfica quando orienta o pensamento otimista. Mas nesse caso, a esperança é muito mais um recurso mental. Uma vantagem de quem está fazendo algo e esperando o melhor acontecer. Poderíamos chama-la, nesses casos, de fé — essa sim construtiva.

No dia-a-dia, a esperança não deveria existir. Ela poderia ser substituída por alguma forma de determinação otimista, como a fé. Algo assim: toda vez que a pessoa fosse dizer que espera que algo aconteça, ela estivesse dizendo que está indo lá conferir como vai ser.

Talvez seja exagerado um texto inteiro para criticar o conformismo que a esperança causa. Mas quem sabe esse texto represente, especialmente para mim (em geral escrevo o que eu preciso ler, leitor), um ato de fé, um princípio de ação — ou de reação — contra a esperança. Porque a esperança é a fé sem ação.