quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Conflito de interesses

Existe um ditado popular que diz que para o martelo, tudo é prego. Ou então que, para quem só tem um martelo, tudo se parece com prego. Faz sentido. E nesse caso, não se trata apenas de sabedoria popular. É algo que a ciência confirma.

Se você é um médico especialista em determinado tipo de cirurgia, a ciência afirma que a tendência é que você não consiga ser sempre imparcial na sua avaliação. A tendência é você acreditar que a sua especialidade é a melhor alternativa para resolver aquele problema. Sua especialidade é o martelo e a doença do paciente é (ou se torna) o prego.

Simplifico e generalizo com essa breve analogia para já apontar a questão central dessa reflexão: um conflito de interesses nem sempre é mal-intencionado. Muitas vezes ele é inconsciente: você acredita estar ajudando, quando na verdade está tentando aplicar ou vender aquilo que você faz.

E claro que o conflito de interesses pode ser bem evidente: eu convido você para uma festa mas estou interessado em aparecer nas fotos com você, porque isso vai me promover. Ou você aconselha alguém a desistir de uma oportunidade porque você tem interesse nela. Quem nunca?

Logo, temos dois tipos de conflitos a serem evitados. O consciente e o inconsciente, digamos. O consciente é a manipulação premeditada, independente da boa ou má intenção. Uma boa prática: é mais eficiente quando se tornam claras as segundas intenções. "É o seguinte: quando você vier à festa, gostaria muito de tirar uma foto contigo. Sou seu fã, admiro o seu trabalho. Você se importa?" Tornar o interesse claro e explícito exclui qualquer interpretação duvidosa.

Já o conflito de interesses inconsciente é mais crítico. Para ser notado, exige uma reflexão sincera e profunda sobre aquilo que você faz automaticamente. E em geral, é necessário que alguém aponte esse problema em você. Dificilmente você vai enxergar o conflito se olhando no espelho, ou pensando na vida. O problema é que não somos muito bons em aceitar críticas. Então é provável que as pessoas percebam o seu conflito de interesse, mas não falem nada. Elas temem sua reação, não querem se incomodar e tem outros problemas para resolver.


E quando você é a "vítima" de uma situação assim? Sentindo-se usado para alguém conseguir o que quer? Provavelmente o melhor caminho é buscar outras opiniões. E tentar ver a situação de uma perspectiva externa, fugindo do papel de vítima.