quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Uma homenagem equivocada

Há alguns dias, em uma formatura, prestei atenção na homenagem aos professores, lida por um aluno. Eu não estava prestando atenção em quase nada, mas essa leitura me trouxe de volta da Lua à cerimônia.

A propósito, formaturas são aquele tipo de evento difícil de explicar. Sempre a mesma coisa: discursos enormes, homenagens e protocolos. Um investimento financeiro considerável. Um ritual exaustivo, especialmente para os convidados (crianças e idosos então?). Horas passando calor, enquanto se espera o jantar, o baile, a cama. Já pensou se as formaturas fossem um espetáculo conciso e agradável?

Mas voltando à homenagem: basicamente, a mensagem lida era de que os alunos absorveram o conteúdo dos sábios professores. Entraram como folhas em branco e saíram como obras concluídas. 

Lamento informar, mas se você aprendeu só aquilo que ouviu em sala, vai ter que aprender muito mais. Além disso, pouca coisa se aprende ouvindo, lendo e fazendo prova. Infelizmente essa ainda é a maneira como as pessoas, alunos e pais de alunos, veem a faculdade: um local aonde vamos para receber conteúdo dos sábios.

E por isso, com razão, o professor é questionado. Não quero avaliar aqui a qualidade dos professores. Mas é preciso rever o papel do professor: ele era o dono da verdade no passado, antes da internet. Hoje o conteúdo está todo disponível para todos, é só vencer a preguiça. Nesse cenário, o papel do professor é outro: ele conduz o aprendizado. Avalia. Questiona. Orienta. Provoca. Indica. Mas ainda tem mestre escrevendo no quadro, lendo slide, fazendo trabalho em equipe para matar tempo.

Isso não acontece só na sua cidade. Acontece no Brasil e no mundo (mais no Brasil do que no mundo, basta olhar os rankings de desempenho). Comemoramos que estamos formando profissionais após 5 anos de repasse de conteúdo. O aprendizado, para acontecer, exige mais do que o modelo tradicional em que os alunos vão lá ouvir o que o professor tem para falar. Isso da para fazer em casa, no Youtube.

Essa homenagem aos professores na formatura deve ter sido escrita há 40 anos. Ela mostra a nossa visão errada de aprendizagem. Ou ainda: as formaturas chatas e demoradas resumem o nosso jeito atrasado de ensinar.