quinta-feira, 21 de julho de 2016

As decisões importantes

Lamento informar assim, nas primeiras linhas, algo tão sério: as grandes decisões que você tomou ou pensa em tomar não são aquelas que decidem o seu futuro. Quem molda você e define o seu caminho são as pequenas decisões cotidianas.

Achamos que o que vai traçar nosso futuro, por exemplo, é escolher o curso universitário certo. Passar em algum concurso. Casar com a pessoa certa. Comprar a casa certa. Quando o que é realmente decisivo são os diálogos, os exemplos, as pequenas escolhas que fazemos.

Você está moldando o futuro toda vez que você pensa assim: "Vou abrir uma exceção dessa vez e ignorar a lei." Ou: “Hoje estou cansado e não vou estudar." Ou ainda: “Esse mês está complicado, vou ter que enganar aquele cliente. Mês que vem eu volto a ser ético."

Esses momentos em que cometemos pequenos deslizes formam o futuro. Não porque Deus castiga. Mas porque são ocasiões em que você deixa de fazer o que é certo, o que você acredita, e começa a mostrar ao seu cérebro que você é flexível. Que tudo depende do contexto, da vontade, da situação. Você pode tomar uma decisão importante e definir um rumo. Mas as pequenas decisões diárias construirão o caminho até o destino, pois elas que construirão você.

Algo semelhante acontece na comunicação. Achamos que o que vai importar é o que divulgamos. Achamos que as pessoas vão acreditar que somos aquilo que falamos. E então colocamos placas, outdoors, ou fotos e pensamentos nas redes sociais. Não são esses recados formais que definem quem você ou sua empresa são. São as pequenas decisões diárias – especialmente para pequenas empresas atuando em cidades pequenas. Nessas bandas, a comunicação é muito informal. Mistura-se o profissional com o pessoal. O “Bazar de Moda Imperatriz” é mais conhecido como a loja da Maria. Ou o bar do João. A empresa é uma continuação do dono. Não se distinguem – se confundem. E não importa o quão imponente é recado: a percepção do público vai depender de muitos outros fatores pessoais.

O que realmente comunica é informal. O que nos molda são os pequenos gestos, resultantes de pequenas decisões. Pequenas decisões coerentes, resumindo, dependem de um caráter formado por valores sólidos. E se você começa a abrir mão desses valores dependendo da ocasião, seu futuro será formado por cada uma dessas exceções que você abriu.