quinta-feira, 14 de julho de 2016

A oportunidade dos erros

Errar é humano. É o que todo mundo fala. No entanto, temos medo de errar. E também evitamos o erro porque sentimos vergonha. O que os outros vão dizer se eu não acertar?

O problema é que quando não erramos, não acontecem coisas novas. Porque estamos fazendo as coisas do jeito que nos mandaram fazer. Logo, nenhuma novidade (e nenhuma inovação) vai surgir em um ambiente onde as pessoas trabalham, por exemplo, para agradar o chefe. Estão evitando problemas, sem pensar em aprimorar a maneira como as coisas são feitas.

Isso também vale para sua vida. Ou você trilha um caminho seguro, de pouca exposição, poucos riscos e, consequentemente, menos chances de fracasso, ou você ousa. E falha, e quebra e aprende. Não existe o jeito certo ou o jeito errado: mas um é mais cômodo, enquanto o outro pode (mas não há garantia nenhuma) trazer resultados incríveis. Mas os resultados só aparecem para quem erra muito durante o percurso.

E outro detalhe: só os erros, equívocos e fracassos geram o verdadeiro aprendizado. Há muita gente chorando em palestras de empreendedores de sucesso. Sugere-se ouvir mais os que não deram certo. Eles veem com mais clareza o que houve de errado.

Na maioria das vezes, no entanto, o erro não acontece em função de algo ousado. É resultado da falta de atenção, desinteresse, preguiça. Observe o descaso na execução, muitas vezes, do serviço e do servidor público. Mas observe também os erros em função da displicência na empresa que você trabalha. Ou nas lojas e serviços que você conhece e usa.

Concordamos que todo mundo erra. Mas poucos corrigem. Ou seja: o consumidor já espera o erro. O que ele não espera? A correção do erro. A resolução do conflito. Um pedido sincero de desculpas.

Por isso um erro pode ser uma oportunidade. Não falam tanto por aí em superar as expectativas do cliente? Pois se redimir de um erro seria uma grande surpresa. 

Fico até pensando numa ação mais ousada: cometer um pequeno erro proposital, que não cause danos ao cliente, obviamente, mas que pudesse ocasionar a positiva surpresa da desculpa. 

Aceitar o erro e perder um cliente ou ganhar uma oportunidade para mostrar que se importa? Depende de você. Não custa nada, mas dá trabalho. E exige humildade e dedicação.