quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Inauguração vazia

Os empreendedores costumam supervalorizar o lançamento de seus negócios. Eles imaginam uma grande inauguração. Imaginam que vai ser o assunto da cidade. Gostariam que a imprensa cobrisse o fato. Mas não é mais assim que funciona.

Eu entendo o sentimento: empreender é difícil. E é motivo de orgulho para quem o faz. Mas existe um problema: em geral, as pessoas não ligam para o seu esforço. Em geral, as pessoas não ligam para a sua empresa. Você vai ter que falar, mostrar e provar que o que você faz é importante e relevante – para as pessoas. Para você, empreendedor, eu já sei que é importante. Mas eu, como consumidor: por que eu vou ir até a sua empresa, gastar meu tempo, ouvir a sua equipe e ainda gastar dinheiro? Preciso de um bom motivo.

Outro problema: os empreendedores querem que tudo esteja perfeito para a inauguração. Investem em decoração, placas, iluminação, fachada, móveis, a estrutura completa. Mas o perfeito não existe. É melhor lançar algo bom, ou até razoável, e construir o resto aos poucos. Em negócios, o perfeito costuma ser inimigo do bom.

Questiono com certa frequência, neste espaço, aquela ideia arcaica sobre empreender: muita gente ainda acredita que o primeiro passo é ter um bom ponto comercial. E então descobrir o que “dá dinheiro”, ou o que “ainda não tem” na cidade.

E então, depois de tudo, ou quase tudo do jeito que ele queria, abre as portas e espera as pessoas entrarem. A parte mais difícil costuma ser conquistar clientes: mas ela é considerada uma consequência do capricho inicial. Não é mais assim que funciona.

O ideal seria que o empreendedor fosse lançando sua ideia aos poucos.
Quem sabe já ir criando confiança antes da grande inauguração. Criando protótipos, amostras, testando produtos. Colhendo o precioso feedback dos clientes. É como o treino antes do jogo.

A inauguração pode ser comemorada. É interessante chamar a atenção, criar certa expectativa, gerar novidade. Mas isso precisa ocorrer na cabeça dos consumidores, e não na cabeça do empreendedor – ele precisa ter começado bem antes. Se não for por uma questão de estratégia de negócio, que seja para evitar um grande investimento inicial em algo incerto.

E que a inauguração seja muito mais um momento que marque a certeza – e não o primeiro passo rumo ao desconhecido.