quinta-feira, 9 de julho de 2015

Queimados

Algumas empresas acreditam que ações promocionais são a salvação do negócio. Então, vamos queimar o estoque!

Foi-se o estoque, a loja vendeu bastante. Entrou dinheiro. Você chamou a visita e ela veio: mas a casa estava arrumada? Será que o bom resultado das vendas é sinal inquestionável de uma ação bem sucedida? E como foi a percepção dos clientes sobre toda a experiência de compra? O que eles vão falar por aí? A equipe estava preparada para orientar o consumidor? Estava orientada para resolver eventuais problemas? Enfim: os antigos problemas sumiram depois das boas vendas?

Jay Conrad Levinson, autor de Marketing de Guerrilha, dizia que ações de marketing só aceleram o fracasso do que está ruim. Claro que vender é bom, aquela motivação instantânea. Mas pequenas empresas, especialmente em cidades pequenas, precisam se preocupar com outros indicadores – não apenas o resultado financeiro. Afinal de contas, precisamos de uma relação de longo prazo, ou não teremos novos clientes para conquistar. Uma questão de lógica bem simples.

O que fazer? Toda ação de marketing exige uma preparação. Venho adotando a seguinte metodologia nas empresas que trabalho: levantar com a equipe os atuais problemas operacionais – eles revelam as falhas táticas e estratégicas. Sugiro imaginar também os possíveis problemas que podem acontecer. E encontrar hipóteses e soluções de forma colaborativa.

Por que dessa forma? Porque, em geral, as pequenas empresas são uma monarquia. Ou melhor, são um regime militar: o chefão manda, os funcionários obedecem. Para alguns funcionários acomodados isso é bom: ele vai fazer o que for mandado, e se algo der errado, problema é do gerente (e esse funcionário vai tendo sua criatividade atrofiada ao longo dos anos). Os bons debandam. E conforme a fama da sua empresa se espalha, você nem atrai mais bons profissionais. 

Por isso, precisamos de chefes que não apresentem ordens inquestionáveis: precisamos de equipes que colocam os problemas na mesa e busquem soluções de forma colaborativa, aproveitando todo o conhecimento e aprendizado da equipe. E esse é o ambiente ideal para um planejamento de marketing – também colaborativo.

Ou você pode continuar atraindo e espantando pessoas: basta queimar de tempos em tempos o seu estoque encalhado.