quinta-feira, 23 de julho de 2015

Primeiros estágios

Quem passou, ou está de passagem pela faculdade, conhece o drama da procura por estágios. O salário não é interessante, e boa parte das empresas tratam o estagiário como um assistente de segunda linha. 

É obvio que essas empresas estão perdendo uma grande oportunidade, pois não aproveitam o conhecimento dos estagiários – especialmente todo o aprendizado relacionado à tecnologia, internet, redes sociais e demais habilidades naturalmente adquiridas pela nova geração. E é impressionante como diversas pequenas empresas desprezam a necessidade desse know-how moderno.

Mas hoje uso esse espaço para falar com os estagiários, e não com as pequenas empresas, como de costume. Sugiro que você, estagiário ou candidato à vagas, coloque o salário em terceiro lugar na escala de prioridade em sua busca por um estágio.

Antes da questão financeira, sugiro que você considere o aprendizado que você pode ter nesse local. Pesquise sobre a vaga ofertada, e na entrevista de emprego, não tenha medo de perguntar sobre a aprendizagem que a vaga pode gerar. Mas não considere apenas o conhecimento técnico: um dia você vai perceber que lidar com pessoas, colegas, chefes e clientes foi o grande aprendizado desse período.

E em primeiro lugar na busca por um estágio, sugiro que você avalie as oportunidades de crescimento que a empresa oferece. Fazer estágio em uma empresa pública, ou em um órgão do governo, pode até ser interessante no quesito aprendizado. Mas se você não puder ser efetivado quando se formar e acabar o contrato de estágio, não tem sentido permanecer por lá até o final do curso.

Resumindo: sugiro que em primeiro lugar você avalie a possibilidade de permanecer na empresa depois do período de estágio. Segundo, veja se você vai ser útil e aprender nessa empresa. E em terceiro, avalie a remuneração e eventuais benefícios oferecidos.

E para concluir, mais uma dica: talvez seja difícil descobrir como será trabalhar nessa empresa que você está se candidatando a uma vaga. Mas tente descobrir como é trabalhar lá. Confira o site e o Facebook. Se possível, converse com funcionários ou antigos estagiários. Sugiro isso para não encarar a difícil rotina de estudos à noite, e um estágio numa empresa chata e ordinária durante o dia.