quinta-feira, 18 de junho de 2015

Um domingo qualquer

Direto ao ponto: sugiro que na segunda-feira você repasse para a sua equipe algum aprendizado que você teve no final de semana. Compartilhe isso em uma reunião informal, de 10 minutos no máximo.

Por que isso? Vamos lá.

Vejo empresários reclamando que a equipe não se esforça para estudar e aprender. E é verdade, isso realmente acontece. Profissionais e também alunos estão dedicando todo o seu tempo livre às redes sociais. E a não ser que eles estejam compartilhando conhecimento e informação de qualidade (algo raro), estão perdendo tempo. Foi-se o hábito do aprendizado.

Mas e dentro das empresas, o que está sendo feito para mudar esse cenário? Vejo gerentes bloqueando a internet para proibir o acesso ao Facebook. Culpamos, assim, uma ferramenta fantástica pelo problema. O problema, em tecnologias de sucesso, sempre é o usuário.

Diante desse cenário, compartilhar aprendizado com a equipe é uma ótima maneira de liderar pelo exemplo. Se você mostrar que está trazendo conteúdo relevante, estudado no seu tempo livre, vai gerar identificação. E quem sabe consiga fazer com que algumas pessoas de sua equipe também compartilhem aprendizado.

E um bom exemplo é mostrar que você também aprende no domingo.

Todo mundo reclama do domingo. É aquele dia em que não se faz nada produtivo. Há exceções, mas em geral acordamos tarde, almoçamos, bebemos, dormimos. E lamentamos a segunda-feira que se aproxima, ao ouvir a melancólica trilha sonora do Fantástico. Sempre foi assim.

Mas e se usássemos o domingo para trabalhar um pouco? Não quero mudar a tradição do dia do descanso, mas creio que é possível tornar o domingo menos monótono. E quem sabe, fazer do domingo um dia que oriente a semana.

Durante o domingo, você poderia, por exemplo, organizar a sua agenda. Um dia para ajustar e encaminhar as atividades dos dias úteis. E quem sabe ter mais tempo livre durante a semana.

Pessoalmente, fico feliz quando consigo ser um pouco produtivo no domingo. E não é algo difícil – pois é um dia que, qualquer coisa que você conseguir produzir, já será lucro. Melhor do que o “nada” de sempre.

Faça algo diferente para provocar o aprendizado. O que não vale é reclamar que as pessoas não se esforçam em estudar e aprender, enquanto comete o mesmo pecado.