quinta-feira, 14 de maio de 2015

O que ainda não tem aqui?

Em cidades pequenas como a nossa, a primeira coisa que as pessoas fazem quando pensam em montar um negócio é tentar descobrir algo que ainda não tem na cidade. É o que eu mais percebo empreendedores potenciais perguntando e pesquisando.

Teoricamente, é a maneira de dar certo: oferecer algo que ainda não esteja sendo oferecido. Mas não é tão simples.

A primeira questão é a seguinte: você sabe fazer isso que ainda não tem na sua cidade? Será que você não está confundindo oportunidade com oportunismo?

Segundo: Você vai gostar de passar muito tempo fazendo isso? Percebe-se que o empreendedor de sucesso, em geral, gosta daquilo que faz. Se ele não gosta, fica mais difícil se dedicar e trabalhar de domingo a domingo – algo normal nos estágios iniciais do novo negócio.

Terceiro: Você tem pessoas que podem te ajudar nesse desafio? Ou vai trabalhar sozinho e limitar o crescimento da empresa? Ou tem pessoas, mas são alguns parentes com boa vontade, sem aptidões técnicas? Até é possível trabalhar sozinho, mas a consequência é um negócio limitado: o limite é você, o seu esforço, o seu tempo. Impossível ganhar escala dessa forma.

Mais uma questão, e provavelmente a mais ignorada: qual é a garantia de que ninguém vai abrir o mesmo negócio logo após você? Se a sua ideia é muito boa e der certo, é provável que mais gente se arrisque no mesmo segmento. E o pior: se você conseguiu montar esse negócio sem muito conhecimento técnico, é provável que outras pessoas também consigam. E esse novo concorrente poderá ter outra vantagem: comparar-se com você para se diferenciar e atrair o consumidor indeciso.

E obviamente, isso faz pensar em um outro detalhe: se você achar um campo inexplorado, você não vai ter com quem se comparar no começo. E isso pode gerar uma empresa pouco competitiva.

Montar um negócio nem sempre depende de uma oportunidade inédita. Vencer a carência e o descaso dos concorrentes pode ser um caminho melhor. Por isso, pense no que você gosta de fazer, no que você ou sua equipe sabem fazer. Avalie o mercado, e veja como a concorrência está trabalhando. E pergunte-se: seria difícil fazer os clientes deles me escolherem? Essa é a diferença entre oportunidade e oportunismo.