quinta-feira, 21 de maio de 2015

Desconecte e produza

Começou a aula. Coloquei na tela do projetor as quatro questões que preparei para a avaliação. E começou a prova. Prova também é aula, né?

Enquanto os alunos respondiam as questões, pensei em adiantar algumas coisas. Mas não consegui conectar meu computador na internet. Resignado, comecei a fazer outras coisas no notebook. Tarefas no Word, no PowerPoint, na agenda – tarefas que não precisavam da internet.

Depois de mais ou menos uma hora de prova, percebi o resultado do meu trabalho. Esbocei vários dos pequenos textos que gravo na rádio. Estruturei três apresentações de consultoria que eu precisava fazer durante a semana seguinte. E como era sexta-feira a noite, defini na agenda as tarefas que precisava realizar no final de semana – meu ponto fraco é a organização, mas tenho me esforçado.

Comentei com alguns alunos após a prova: se eu tivesse conseguido conectar na internet, não sei se teria feito a metade do que eu fiz. Iria responder algum e-mail, iria ler algumas coisas em alguns sites de notícia. Iria dar uma espiada no Facebook, e quem sabe ficar online no chat – o grande vilão da concentração. 

Não adianta argumentar: para ser mais produtivo, é preciso ficar off-line. É mentira essa conversa de que a nova geração consegue produzir do mesmo jeito enquanto está conectada. Somos multitarefa, sim, mas o bom resultado vem do trabalho focado. E ninguém mantém o foco enquanto está conectado, por exemplo, a milhares de contatos em redes sociais.

Comentei que a organização é meu ponto fraco – e a internet influencia na desorganização. No meu caso, é muita informação que eu recebo, e também muita informação que eu procuro. Boa parte é relevante, mas no meio dessa enxurrada de conteúdo, é normal ocorrer distrações. Um dos desafios modernos é selecionar o que é mais relevante, o que pode ser mais facilmente aplicado. Você vai ter que ignorar informação boa. Estratégia é saber o que jogar fora – e desconectar pode ajudar.

É óbvio que trabalhar e estudar conectado tem todas as vantagens. É impossível levar a atual rotina profissional ou acadêmica desconectado. Mas quando você quiser render de verdade, em tarefas específicas, trabalhe off-line.

E acredito que eu só não rendi mais porque, de vez em quando, conferia as notificações do Whatsapp no celular.