quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Seja o que Deus quiser

Várias frases e pensamentos postados no Facebook me deixam intrigados. Evito a “linha do tempo” da rede social, mas as vezes a curiosidade faz com que eu me depare com frases como esta, publicada por uma amiga: “Não sei os Teus planos Senhor, mas você conhece os meus caminhos.”

E então eu penso naquele mandamento que proíbe usar o nome de Deus em vão. Quando eu era pequeno, lembro que eu era repreendido se eu exclamasse algo como “Meu Deus, que calor!” Só poderia usar o nome Dele, se me referisse a Ele, ou estaria usando o nome Dele (escreverás o pronome em maiúsculo!) em vão. Por isso eu evitava, e me arrependia sinceramente quando a exclamação escapava sem querer.

Hoje penso nesse mandamento de uma forma diferente. Usar o nome de Deus em vão, creio, é achar que ele interfere em todos os aspectos da vida. Temos 7 bilhões de vidas no mundo para Ele dar conta. Mas insistimos em achar que foi Deus que não quis que fossemos aprovados no processo seletivo. Foi Deus que quis que você perdesse o ônibus. Foi Deus que levou o ente querido, ao mesmo tempo que salvou outro, nem tão querido assim.

E voltando à frase que abre o texto: será que Deus realmente planejou a sua vida? Cada detalhe? Desculpe-me se você crê que acontece assim, mas me parece muito cômodo, não? Se não deu certo, Deus que não quis. E a vida passa, e no final se percebe que Deus não quis nada grandioso para você. Será?

Nunca saberemos, eu sei. Não quero gastar meus 2 mil e poucos caracteres com reflexões que não levam a lugar algum e que podem ofender algum fervoroso leitor. Mas eu insisto em acabar o ano com essa ideia. 

Se me permite uma sugestão, não deixe a sua fé em algo maior se confundir com uma postura passiva. Está todo mundo esperando algo acontecer, alguma intercedência que coloque as coisas em ordem.

Espero que em 2015 seja como você quiser! Que seja algo bom para você, mas que influencie as pessoas do seu bairro. Coloque generosidade naquilo que você quer. Um exemplo: quer passar num concurso público? Não pense só na sua própria e melancólica estabilidade financeira. Comece implementando na sua rua coisas que você vai poder fazer pela cidade quando for aprovado no concurso. Isso se chama empreendedorismo. Se você quiser isso, acredito que Deus também vai querer.