Hoje quero chamar a atenção para alguns detalhes da cultura da Amazon, gigante mundial do comércio eletrônico. Lá funciona assim: desde o processo de contratação, procura-se deixar muito claro que as pessoas e a cultura são prioridade, quais são as regras do jogo e como as coisas são feitas. Você também deixa isso claro quando contrata alguém, caro empresário?
A Amazon classifica seus profissionais de duas maneiras: os “missionários”, que são aqueles que incorporam os propósitos da companhia e estão comprometidos com seus projetos, e os “mercenários”, aqueles interessados apenas em questões financeiras, de curto prazo.
Sabe como a Amazon faz para descobrir quem é missionário e quem é mercenário? Eles oferecem dinheiro para ver se os funcionários pretendem pedir demissão. Desta forma, ficam apenas os engajados, os que acreditam no futuro. E você, caro empresário, consegue identificar quem realmente é comprometido na sua equipe? Ou se você oferecesse algum dinheiro todos abandonariam o barco? E você, funcionário, largaria o seu atual emprego por quanto dinheiro?
Mais um exemplo da cultura da Amazon: a empresa pensou em uma série de procedimentos para não cair nas armadilhas burocráticas comuns nas grandes empresas. A Amazon quer permanecer enxuta e ágil, pois sabe que essa é a única maneira de permanecer inovadora. Para que isso aconteça, todas as equipes são “2-pizza teams”, ou traduzindo, duas pizzas precisam ser suficientes para alimentar toda a equipe de determinado projeto. Isso é cultura empresarial: uma regra facilmente entendida e que mostra como as coisas são feitas. Isso gera engajamento de funcionários.
E você, nobre empresário, saberia descrever, de forma simples, como é a cultura da sua empresa?