quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Os sonhos impossíveis

Há 20 anos Maria pensa em montar uma loja. Sua avó era costureira, e ela tem belas lembranças da infância, quando ajudava na venda e na entrega das peças. A avó faleceu logo após o avô. Segundo os familiares, não suportou a saudade - nada a ver com o câncer maligno. E a ideia de negócio desapareceu com ela. Maria, no entanto, mantém vivo o sonho de montar uma loja de roupas, exatamente como a sua avó queria.

João tem outro sonho: quer que o filho seja um doutor. Médico, se Deus quiser. Pode ser advogado também. João afirma que não teve oportunidade de estudar, pois teve que trabalhar desde a adolescência. Passou por muitas dificuldades em função da falta de estudo e dos consequentes trabalhos braçais. Mas, bem ou mal, sempre conseguiu manter a família. No entanto, imagina para o filho um futuro diferente.

Quantos Joãos e quantas Marias você já conheceu? Quantos desses sonhadores você já viu, que há anos vislumbram um futuro perfeito? Os sonhos são justificados, mas é preciso lembrar de um detalhe: o mundo mudou e vai continuar mudando. As pessoas também mudaram. E consequentemente a economia e o mercado de trabalho também estão completamente diferentes.

Maria está cega há décadas: acha que sabe fazer e vender o que o consumidor quer ou gosta. Não sabe que hoje, na mesa do jantar, a filha de 13 anos ensina a mãe como se vestir. Maria mal percebeu a força avassaladora do comércio eletrônico. E nem desconfia da irrelevância que algumas lojas assumiram, simples intermediárias expositoras de produtos.

E no caso de João? Será que percebe que formam-se inúmeros doutores, mas que poucos são bem sucedidos? Será que João entende que, ultimamente, o trabalho aumenta enquanto os empregos diminuem? Ou o pior: será que o filho quer ser um doutor? Será que o primogênito não tem um sonho mais forte que o do pai, mas é uma pessoa tão boa e grata que prefere seguir resignado o caminho imaginário desbravado no travesseiro?

É preciso entender melhor o mundo, ou um sonho antigo pode se tornar um pesadelo. A falta de informação gera negócios natimortos o tempo todo. Ou pior: já pensou o peso do seu desejo se tornar a miséria do seu filho mais querido?