quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Quem precisa de consultoria?

Há alguns anos, a empresa de consultoria PWC tinha um anúncio em forma de diálogo colado nas poltronas dos aviões. Era mais ou menos assim:

-Sua empresa precisa de consultoria?
-Não.
-Você sabe o que um consultor faz?
-Não.

Na época eu já me imaginava como consultor, mas tinha um certo receio das responsabilidades. Imaginava que eu teria que chegar em uma empresa e dizer o que mudar, o que fazer. O anúncio também me afetava: eu não sabia exatamente o que era uma consultoria.

Minhas experiências como professor moldaram o atual consultor. Em ambos os casos, percebi com a prática que é preciso, acima de tudo, orientar. Em ambos os casos, é arrogante e arriscado você querer ser o dono da verdade. Os melhores resultados, em sala de aula e nas empresas, são construídos em conjunto. Ou seja, a principal ferramenta do professor e do consultor é a pergunta.

O leitor há de concordar comigo: como procuramos respostas certas para perguntas equivocadas! A reflexão que uma boa pergunta gera é o melhor resultado que o professor ou o consultor podem atingir. Minha vitória profissional é quando consigo fazer com que um aluno ou um empresário reflitam, por exemplo, sobre uma questão assim: será que estamos abordando esse problema da maneira correta? Meu fracasso profissional é quando percebo que estou tentando buscar respostas para um problema que eu não tenho certeza se existe ou se é relevante.

Traçar um diagnóstico de uma organização é fazer todas as perguntas, para levantar todas as informações, especialmente aquelas que a empresa não havia percebido. Essa é a arte da consultoria: uma pergunta que, ao tentar ser respondida, gera uma dúvida. E esse impasse provisório gera uma resposta que não é dada pelo consultor: a resposta brota naturalmente dos fatos. Não existe a preocupação de que ela esteja certa ou errada, pois ela não foi imposta – foi constatada.

Tento passar previamente essa perspectiva ao empresário. Eu sei que ele espera respostas. Mas eu não posso responder sozinho minhas próprias perguntas. Eu preciso construir algo forte e duradouro, com o apoio de quem coordena, executa e operacionaliza o negócio.

Consultoria, basicamente, é perguntar a alguém aquilo que não se consegue perceber simplesmente olhando no espelho.

E a sua empresa, precisa de consultoria?