quinta-feira, 5 de junho de 2014

Por um Marketing mais aplicável

Em geral as pessoas imaginam que Marketing é um sinônimo de propaganda. Já escrevi sobre isso: a culpa é nossa, dos profissionais de Marketing. Temos a dificuldade de criar uma abordagem mais simpática, mais compreensível e, principalmente, mais aplicável de Marketing.

Jay Conrad Levinson, autor do clássico “Marketing de Guerrilha”, define o conceito da seguinte forma: “Marketing é todo contato, por menor que seja, que uma empresa tem com qualquer pessoa no mundo exterior.” Explico, de uma forma bem simples, o porquê de essa definição ser extremamente aplicável.

Se todo ponto de contato da sua empresa com as pessoas é Marketing, significa que você possui inúmeras oportunidades para formar uma imagem positiva da sua empresa na mente das pessoas. Talvez o detalhe mais interessante dessa definição: por que o autor fala em pontos de contato com qualquer pessoa, e não com o cliente?

Segundo Levinson, todo mundo fala sobre sua empresa. Não importa se eles nunca entraram na sua loja. Há alguns dias fiz uma atividade com meus alunos: pedi que eles citassem duas empresas ou dois produtos ou serviços concorrentes. Mas com uma condição: dois que eles nunca utilizaram. Experimente fazer isso, caro empresário, e você vai ficar impressionado com aquilo que as pessoas pensam (e falam!) sobre a sua empresa. Pessoas que só ouviram falar sobre o que e, principalmente, sobre como você vende.

Dessa forma, pensar em Marketing é mapear e pensar a melhor maneira de controlar os pontos de contato. Como você se expõe no Facebook? Como seus funcionários lidam com reclamações? Como as pessoas fazem para estacionar na sua loja? Como o seu carro adesivado se comporta no trânsito? Como o gerente trata os próprios vendedores? O que você faz depois que o cliente comprou o seu produto? Ou você não se preocupa mais após receber o pagamento?

Mapear pontos de contato faz você olhar para dentro. E para uma pequena empresa, corrigir o que acontece internamente é o básico antes de olhar para fora e explorar o mercado. Você vai convidar as pessoas para visitarem você, ou é preciso arrumar a casa antes? 

Infelizmente na sua empresa você não poderá falar para o cliente: “Não repare na bagunça!” Seria um ponto de contato crucial que você descuidou – ponto de contato que forma a sua imagem na cabeça das pessoas.