terça-feira, 7 de maio de 2013

O oportunismo é míope


Um fato ocorrido no último jogo entre Bahia e Vitória serve de ilustração para um ponto crucial dos negócios: a avaliação de oportunidades e de ameaças.

Primeiro a oportunidade: o cantor Carlinhos Brown e alguns sócios desenvolveram uma espécie de chocalho chamado caxirola. O “instrumento musical” já existia, mas feito de modo artesanal. Brown & Cia industrializaram.

A ideia era vendê-lo durante a copa do mundo de 2014. O raciocínio: já que na copa da África de 2010 existiam as vuvuzelas, por que não criar algo tupiniquim para atazanar os jogadores e a torcida? Cada unidade do chocalho custaria aproximadamente 30 reais. Projetando um volume de vendas nada modesto de 50 milhões de unidades, Carlinhos Brown vislumbrou um negócio de 1,5 bilhão de reais.

Detalhe: a presidente Dilma e alguns de seus ministros ficaram encantados com a ideia: uma manifestação cultural para o mundo admirar.

Qual seria a ameaça? Que atirassem o objeto na própria torcida ou nos jogadores, mesmo sendo leve e incapaz de ferir alguém gravemente. Carlinhos Brown utilizou o jogo entre Bahia e Vitória para lançar o produto. Revoltada com a goleada sofrida, a torcida do Bahia arremessou suas caxirolas no gramado.

Resultado: a FIFA, preocupada, já estuda proibir o artefato durante a Copa. E a caxirola virou piada em todas as mídias.

Outro detalhe: já era uma tradição dos torcedores africanos soprar a vuvuzela. Eles imploraram para que a FIFA liberasse o buzinaço durante os jogos da Copa de 2010. Já a tal caxirola não é um hábito ou uma tradição do torcedor de parte alguma do Brasil.

Existia uma manifestação cultural nos nossos estádios, mas foi proibida: a cerveja. Na abstinência, torcedor, troque o copo pelo chocalho.

Oportunidades geram entusiasmo, e o entusiasmado costuma ignorar as ameaças. É uma miopia que deve ser corrigida por quem pretende investir: é preciso listar tudo que pode dar errado e antecipar soluções e alternativas. Seja você um empreendedor ou só mais um oportunista.

Abaixo, Carlinhos Brown ensina como torcer com a caxirola: