segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Os maiores arrependimentos profissionais

Num dos textos mais comentados da semana no blog da Harvard Business Review (sempre eles), o autor Daniel Gulati entrevistou 30 profissionais com idade entre 28 e 58 anos, dos mais diversos ramos e hierarquias. Ele perguntou a cada um sobre o que mais se arrependiam em suas carreiras. Os efeitos de escolhas profissionais equivocadas foram sentidos por todos os entrevistados, não dependendo da idade. Entre os arrependimentos, o autor detectou os 5 mais recorrentes.

O maior deles segundo o autor: "Eu não deveria ter aceitado o emprego só pelo salário". É clássico e comprovado: compensação financeira é muito mais uma maneira de remediar problemas do que um fator de verdadeira motivação.


Segundo maior arrependimento: "Eu queria ter pedido demissão antes". Todos os entrevistados que em algum momento da carreira largaram um emprego saturado para ir atrás de suas paixões se arrependeram de não ter feito isso antes. Na mesma linha empreendedora, "Eu queria ter tido confiança/segurança para montar meu próprio negócio" foi o terceiro arrependimento mais citado.


Quarto maior arrependimento (deste escriba é o maior): "Eu queria ter aproveitado melhor meu tempo na faculdade". Quantas oportunidades cambiadas por... nada?


"Eu queria ter aproveitado melhor as chances únicas na minha carreira", foi o quinto item. Ter agarrado aqueles momentos de "agora ou nunca". Ter arriscado mais e seguido intuições também é um arrependimento - ou será que o cenário é mais atraente quando estabelecido no passado?


Se não forem erros já cometidos, com certeza um destes cinco arrependimentos serão equívocos que cometeremos no futuro. Mas esse arrependimento pode ser benéfico: quando deixa de ser um eterno lamento e se torna parâmetro das decisões futuras. Quando você lembra o exato momento em que errou e em seguida pensa: "Nunca mais!"



Menino chorando
As lágrimas no chão
Vai contando.


Millôr