quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A síndrome do sucesso

Em geral, publicações sobre empreendedorismo trazem apenas histórias de sucesso. Empreendedores obstinados, com grandes ideias, que fizeram esforços que nós, pobres procrastinadores, mal iniciamos. Vender histórias de sucesso e listar dicas e melhores práticas funciona. Quer dizer: funciona porque as pessoas compram, leem, curtem, compartilham. Mas funciona na prática, na aplicação?

É complicado entender as raízes do sucesso – talvez a única forma de tirar lições práticas. Mais fácil é entender o erro, o fracasso. Seu e dos outros (www.lucasmiguel.com/erremais).

Mark Twain dizia que um gato que pula no forno quente não fará isso de novo. O problema, segundo o autor, é que raramente um gato pula no forno quente. Ou seja: o sucesso do gato depende de não queimar as patas. Mas se o gato não pular para não se queimar, vai ficar estagnado, sem sair dos lugares seguros.

E então chegamos no raciocínio central deste texto: o sucesso sustentado carrega a semente do próprio fracasso. Querer sustentar o sucesso pode provocar um certo conservadorismo maléfico. E então se evitam riscos. Não se percebem novos caminhos, oportunidades, atualizações. No Brasil temos um outro ditado para isso: em time que está ganhando não se mexe. Será?

Pensemos um pouco em outro tipo de sucesso: um relacionamento bem-sucedido. O que é sucesso em um relacionamento? Durar bastante, para sempre ("até que a morte os separe"), certo? Logo, as partes envolvidas vão fazer de tudo para evitar o fim do relacionamento. E nesse esforço, podem esquecer de cultivar esse relacionamento de uma forma sadia: crescendo, mudando, aprendendo, construindo confiança, sendo cada vez mais útil para o outro. Se o foco for fazer de tudo para "blindar” a relação, o resultado provável será o ciúme e a desconfiança. Ou, a tal semente do fracasso, sendo germinada despercebida. É triste, mas as boas intenções se tornam solo fértil para o início do fim.


Resumindo: todo o seu esforço para manter o sucesso atingido pode ser a principal causa do futuro fracasso. Manter sucesso é arriscar um pouco. E quem arrisca sempre erra em algum momento. É natural e faz parte do aprendizado. Quem não erra nunca é como aquele gato, com medo de se queimar, esperando que alguém lhe traga comida.