quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Uma fábula contemporânea

Era uma vez um leãozinho. Ele estava no colo da sua mãe quando foram surpreendidos e atacados por um bando rival (qual é o substantivo coletivo de leão? Alcateia?). O papai leão ainda escondeu o leãozinho nos arbustos antes de serem mortos pelos leões malvados.

No outro dia ele acordou sozinho. E um grupo de ovelhas passou pelo local do massacre, e encontrou o leãozinho abandonado. Ele foi resgatado pelas ovelhas.

O tempo passou, e o leãozinho cresceu. Virou adulto. Mas permaneceu manso como as ovelhas. E inclusive aprendeu a berrar como como elas (bééé).

Até que um dia, outro grupo de leões famintos invadiu a aldeia das ovelhas. E elas foram estraçalhadas. O líder do grupo chegou até o nosso leãozinho, agora adulto e enorme, olhou para ele bem de perto e perguntou: “O que está acontecendo com você?” Ele respondeu: “bééé!"

Então o leão líder arrastou o nosso leãozinho pela juba até uma poça d'água e mostrou para ele o reflexo de quem ele era. Mas ele ainda não entendia. O leão pegou então um pedaço de ovelha e enfiou goela abaixo do leãozinho. Ele resistiu o quanto pode, afinal estava engolindo um dos seus. Mas então algo aconteceu. E ele rugiu pela primeira vez. Ele lembrou quem ele realmente era (Sugestão de documentário: "Tony Robbins: eu não sou o seu guru". Tem no Netflix. E não cometa o meu erro de achar que Antony Robbins é autoajuda motivacional).

Quem sabe esse leãozinho manso seja você. Talvez você não saiba que é um leão, e sempre acreditou que era uma ovelha. Mas o mais provável é que você saiba que é um leão, mas se comporta como uma ovelha. Por quê?

Talvez você seja recompensado por ser uma ovelha. Pode ser o seu papel submisso num relacionamento. Pode ser num emprego aonde você não fala nada porque tem medo. É mais cômodo aceitar resignado.

Quem sabe você é ou queira ser uma ovelha. Não vejo nenhum problema nisso. Não sei se é genético ou se é uma opção de vida. O único problema é quando as ovelhas se consideram vítimas injustiçadas. E então reclamam o tempo todo. Uma pessoa que só reclama é uma ovelha tentando rugir: ninguém leva a sério, só fica incomodado.


Mas escrevo esse texto e conto essa história para aquelas pessoas que, por algum motivo, sabem que não estão fazendo o que é certo, o que precisa ser feito. Quem sabe seja o momento de você pensar em como e em quando vai começar a rugir.